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2017_LauroSilveiraPedreiradeFreitasJúnior.pdf1,2 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorRosano Peña, Carlos-
dc.contributor.authorFreitas Júnior, Lauro Silveira Pedreira de-
dc.identifier.citationFREITAS JÚNIOR, Lauro Silveira Pedreira de. Modelo de transbordo para problemas de designação de inspetores: um estudo de caso na Agência Nacional de Aviação Civil. 2017. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.pt_BR
dc.description.abstractMecanismos de otimização computacionais são ferramentas utilizadas para múltiplas funcionalidades. Uma delas trata de designação de pessoas e resolução de problemas de escalonamento de pessoal. O problema estudado foi o designação ótima de inspetores de fiscalização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), entre as unidades federativas espalhadas pelo território brasileiro (26 Estados Brasileiros e o Distrito Federal). Esta pesquisa tem o objetivo de propor um modelo de transbordo, que possibilita a otimização de custos de deslocamento entre as unidades federativas e, ainda, que cada localidade seja tanto de oferta de inspetores como de demanda, com a utilização de uma ferramenta de otimização, o Excel, com o suplemento OpenSolver. A partir de dados secundários provindos de registro em forma de série histórica, buscou-se uma solução ótima ao problema de designação de inspetores apresentado pela organização alvo deste estudo de caso. Este estudo é de natureza empírica com análise descritiva e abordagem probabilística já que se utiliza de simulações para prever as demandas por missões de fiscalização. A simulação utilizada segue o método de Monte Carlo que prevê cenários em base a dados estatísticos como média e desvio padrão, com capacidade de realização de várias interações, o que a torna mais confiável. Os resultados obtidos apresentam custos operacionais considerando o objetivo geral do modelo: a redução de custos de deslocamento, respeitando as restrições de oferta. A análise dos resultados demostra que a utilização da ferramenta é viável para a resolução do problema de alocação, pois este logra obter os resultados esperados. Com respeito a confiabilidade do modelo, pode-se afirmar favoravelmente, com base na análise de sensibilidade da solução obtida.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAeronáutica comercialpt_BR
dc.subject.keywordMonte Carlo, Método dept_BR
dc.subject.keywordSimulação (Computadores)pt_BR
dc.subject.keywordAgência Nacional de Aviação Civil (ANAC)pt_BR
dc.titleModelo de transbordo para problemas de designação de inspetores : um estudo de caso na Agência Nacional de Aviação Civilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-01-10T18:11:26Z-
dc.date.available2018-01-10T18:11:26Z-
dc.date.submitted2017-11-13-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18936-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoCelestino, Victor Rafael Rezende-
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