Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18960
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RodrigodeSouzaMatos.pdf766,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Comprometimento organizacional e desempenho no trabalho : um estudo em uma pequena empresa de intercâmbio esportivo
Autor(es): Matos, Rodrigo de Souza
Orientador(es): Rêgo, Mariana Carolina Barbosa
Assunto: Comprometimento organizacional
Trabalho - desempenho
Pequenas e médias empresas
Comportamento organizacional
Data de apresentação: 1-Dez-2017
Data de publicação: 12-Jan-2018
Referência: MATOS, Rodrigo de Souza. Comprometimento organizacional e desempenho no trabalho: um estudo em uma pequena empresa de intercâmbio esportivo. 2017. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente estudo buscou verificar, empiricamente, relação entre os construtos Comprometimento Organizacional e o Desempenho individual no Trabalho dos funcionários da empresa Next Academy. Comprometimento organizacional e Desempenho Humano no Trabalho são duas variáveis que carecem de novos achados sobre suas correlações, para que cada vez mais gestores possam ter esta relação como base para a construção de estratégias e práticas gerenciais de gestão de pessoas. Portanto, como justificativa prática, o estudo buscou gerar novos resultados e insumos para que gestores possam embasar a criação de práticas de Recursos Humanos. A Next Academy é uma empresa voltada para o intercâmbio esportivo, onde faz com que jogadores de futebol conquistem bolsas de estudo esportivas para faculdades nos Estados Unidos. Para o alcance dos resultados, utilizou-se uma abordagem quantitativa e descritiva. A pesquisa constituiu em uma aplicação de dois questionários, a Escala de Bases de Comprometimento Organizacional (EBACO) e a Escala de Desempenho Humano no trabalho, ambos em escala Likert de 5 pontos. Realizou-se a pesquisa em toda a organização e contou-se com uma amostra de 22 indivíduos de uma população de 24 funcionários. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e análise correlacional utilizando-se o coeficiente de correlação linear rho Spearman. A Escala de Comprometimento Organizacional é composta por 6 fatores, onde a dimensão normativa Obrigação pelo Desempenho apresentou a maior média e a dimensão Poucas Alternativas a menor. Já na escala de Desempenho, que possui 4 fatores, a maior média foi do fator Regulação do Desempenho e a menor é Grau de Esforço e Conhecimento da Tarefa. O resultado das correlações mostrou forte relação entre os fatores do comprometimento Obrigação em Permanecer e Sentimento de Fazer parte com o fator Execução, Monitoramento e Revisão de Desempenho. Os resultados encontrados pelo estudo permitem que os gestores possam identificar quais são os fatores do comprometimento que estão mais relacionados com o desempenho dos colaboradores, e assim, traçar novas diretrizes na busca de potencializar os resultados. Os resultados do estudo não podem ser generalizados, pois analisam uma organização específica, porém ao final sugere-se uma agenda de pesquisa para investigações futuras, visando o aprofundamento e ampliação dos resultados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons