Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18966
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_NataliaGurgeldoCarmo.pdf680,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Um estudo sobre a Política Nacional sobre Drogas em relação a jovens em idade escolar do Distrito Federal
Autor(es): Carmo, Natalia Gurgel do
Orientador(es): Moreira, Leonardo Gomes
Assunto: Álcool
Drogas
Ambiente escolar
Políticas públicas
Políticas públicas - drogas
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 12-Jan-2018
Referência: CARMO, Natalia Gurgel do. Um estudo sobre a Política Nacional sobre Drogas em relação a jovens em idade escolar do Distrito Federal. 2017. 24 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O ambiente escolar é um local de intensa troca de saberes e tem um papel muito importante na educação da população de crianças e adolescentes em idade escolar. Neste trabalho, teve-se como objeto a identificação da política nacional sobre álcool e outras drogas para que fosse possível realizar um contexto com um território do Distrito Federal, especificamente a região de Samambaia, Ceilândia e entorno. Para tanto, foram coletados dados da unidade de atendimento – Centro de Atenção Psicossocial, Álcool e outras Drogas 24 horas (CAPS AD III), com o objetivo de elencar quantitativamente o público de criança e adolescente em idade escolar atendidos por uma unidade de saúde local para a temática de álcool e outras drogas, e relacionar estes dados com os achados da literatura científica e os últimos levantamentos nacionais com a finalidade de comparação e proposição de sugestões para tomadas de decisão. Os números de atendimentos identificados representam menos de 1% da população atendida no CAPS AD III de Samambaia. O tipo de droga mais identificado é múltiplas drogas (57%), seguida de maconha (31%), álcool e outros (ambas com 4%). Conclui-se que se faz necessário a realização de ações preventivas eficazes, direcionadas especialmente a esta população vulnerável de crianças e adolescentes em idade escolar.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18966
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons