Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18968
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AnaAlejandraCarrilloChirinos.pdf1,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O gosto como elemento de memória, identidade e comensalidade : a percepção dos imigrantes venezuelanos em Brasília-DF
Autor(es): Carrillo Chirinos, Ana Alejandra
Orientador(es): Zaneti, Tainá Bacellar
Assunto: Imigrantes
Imigrantes venezuelanos
Alimentação - aspectos psicológicos
Cultura
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 12-Jan-2018
Referência: CARRILLO CHIRINOS, Ana Alejandra. O gosto como elemento de memória, identidade e comensalidade: a percepção dos imigrantes venezuelanos em Brasília-DF. 2017. 65 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta pesquisa procurou responder o questionamento de como é a adaptação do imigrante Venezuelano em Brasília –DF em relação à alimentação e, como que o ato de imigrar cria mudanças de sabor e significado dos pratos típicos. Esta pergunta foi respondida mediante a aplicação de entrevistas semiestruturadas no estudo de caso realizado com imigrantes Venezuelanos morando em Brasilia-DF, com os quais procurou-se compreender o fenômeno de migração e adaptação alimentar. Alguns dos resultados mais relevantes do presente estudo foram a importância dos ingredientes para a realização dos pratos típicos, os venezuelanos fazem uma procura realmente profunda para alcançar os ingredientes necessários mais parecidos aos da culinária venezuelana para a realização dos pratos típicos. Por fim, com a realização desta pesquisa, se concluiu que os pratos típicos recebem uma mudança de sabor quando o sujeito que os prepara imigra, justamente pela falta dos ingredientes originais, mas que o mesmo prato típico, seja onde for preparado, sempre vai levar o mesmo significado na mente do imigrante.
Resumén: Este proyecto de investigación buscó responder los cuestionamientos de cómo es la adaptación del inmigrante Venezolano en Brasilia- DF en relación a su alimentación y como es que el acto de inmigrar crea mudanzas de sabor y de significados de los platos típicos. Esta pregunta fue respondida mediante la aplicación de entrevistas semiestructuradas realizadas con inmigrantes Venezolanos viviendo en Brasilia-DF, con los cuales se buscó comprender el fenómeno de inmigración y adaptación alimentar. Algunos de los resultados más relevantes del presente estudio, fue la importancia de los ingredientes para la realización de los platos típicos, los venezolanos hacen una verdadera búsqueda para alcanzar a encontrar los ingredientes necesarios que sean más parecidos a los de la culinaria venezolana para la realización de los platos típicos. Por fin, con la realización de este proyecto de investigación, se concluyó que los platos típicos reciben una mudanza de sabor cuando el sujeto que los prepara inmigra, justamente por la falta de los ingredientes originales, más que el mismo plato típico, donde sea que es preparado, siempre va a llevar el mismo significado en la mente del inmigrante.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2017.
Aparece na Coleção:Turismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons