Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19016
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_VictorHugoDiasSantiago.pdf1,96 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Anatomia comparada do lenho do gênero Pterodon Vogel (Fabaceae), voltada à taxonomia
Autor(es): Santiago, Victor Hugo Dias
Orientador(es): Oliveira, Julia Sonsin
Coorientador(es): Rezende, Alba Valéria
Assunto: Taxonomia
Madeira
Madeira - anatomia
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 15-Jan-2018
Referência: SANTIAGO, Victor Hugo Dias. Anatomia comparada do lenho do gênero Pterodon Vogel (Fabaceae), voltada à taxonomia. 2017. 24 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O gênero Pterodon Vogel (Fabaceae-Faboideae), conhecido popularmente como sucupira branca ou monjolo tem amplo uso medicinal. Esse gênero possui seis espécies, P. abruptus (Moric.) Benth., P. apparicioi Pedersoli, P. emarginatus Vogel, P. macrophyllus Klotzsch, P. pubescens (Benth.) Benth e P. polygaliflorus Benth (P. polygalaeflorus variação na escrita), no entanto, nas plataformas de consultas, como Trópicos, Flora do Brasil e The Plant List, esses não estão em concordância quanto a sua delimitação taxonômica. Com o objetivo de caracterizar anatomicamente a madeira dessas espécies, bem como verificar a circunscrição das mesmas foram coletadas as espécies P. abruptus em Jaiba (MG), P. pubescens na Fazenda Água Limpa (FAL) (DF), P. apparicioi em Jaboticatubas (MG), P. emarginatus e anômalo de P. emarginatus em Planaltina (FUP) (DF). A espécie conhecida por P. macrophylla não consta no speciesLink e no Flora do Brasil. As espécies foram coletadas com o auxilio de um trado motorizado (método não destrutivo). Métodos usuais para estudo de anatomia da madeira foram seguidos. As análises estatísticas Anova e o teste de Tukey foram realizados para observar quais características diferenciaram as espécies e o PCA (Analise de Componente Principal) para avaliar as características de maior influencia na separação. Qualitativamente as espécies são muito semelhantes entre si em todas as características, exceto pela presença de cristais prismáticos em P. emarginatus, P. abruptus e anômalo de P. emarginatus em células do parênquima axial. Quantitativamente foi observado que P. abruptus que apresenta quantidade diferente no parênquima axial chegando a formar faixas e alta ocorrência de vasos múltiplos radiais de menor tamanho, o que auxilia na separação da espécie. No PCA 85,06% da variância total foi explicado pelo eixo 1 e 2, com 60,16% o eixo 1 e influenciado por diâmetro de vaso, densidade de vasos (vaso/mm2), espessura da parede das fibras e pontoações radio-vasculares, e o eixo 2 com 24,89% e influenciado por raio/mm, comprimento de vaso, altura e largura de raio, houve formação de grupos distintos de P. abruptus e P. apparicioi, P. emarginatus, P. pubescens e anômalos de P.emarginatus formaram um único grupo. O individuo PP4 foi o que apresentou a maior diferença entre as características da sua espécie ficando entre os indivíduos anômalos de P.emarginatus. Pelas analises estatísticas existem seis características anatômicas que são semelhantes entre anômalo de P.emarginatus e P. emarginatus. e três entre anômalos de P. emarginatus e o P. pubescens. Alem disso, a espécies que mais se diferenciou das outras foi P. abruptus, exceto pela frequência de raio que foi semelhante a P. pubescens e P. apparicioi e, largura de raio semelhante a P. emarginatus. Anômalo de P. emarginatus não teve nenhuma estrutura estatisticamente igual a P. apparicioi e P. abruptus.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia Florestal



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons