Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19033
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_ArthurNobreBrito.pdf2,51 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da modelagem BIM 5D no orçamento de obras públicas
Autor(es): Brito, Arthur Nobre
Orientador(es): Christakou, Evangelos Dimitrios
Assunto: Metodologia BIM (Building Information Modeling)
Orçamento público
Obras públicas
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 16-Jan-2018
Referência: BRITO, Arthur Nobre. Avaliação da modelagem BIM 5D no orçamento de obras públicas. 2017. x, 81 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A construção civil se destaca no cenário nacional como um grande investimento no âmbito da administração pública. Entretanto, ainda existem dificuldades na identificação do custo real das obras nas licitações públicas, resultando em ineficiência na execução da obra e em irregularidades, resultantes desta. Na tentativa de avaliar uma forma eficiente de reduzi-las, a monografia aqui apresentada propõe um estudo de caso simplificado utilizando a tecnologia da modelagem BIM 5D. A primeira parte do trabalho é composta por uma revisão bibliográfica, discorrendo a respeito dos conceitos a serem utilizados de orçamento, obras públicas e da tecnologia BIM, com destaque à dimensão BIM 5D, que envolve os quantitativos e custos. Na segunda parte, realizou-se um estudo de caso simplificado envolvendo a modelagem de uma residência unifamiliar, uma obra de pequeno porte, nas dimensões 3D e 5D do BIM, utilizando o software Revit. Dessa forma, foram obtidos os quantitativos relacionados à parte arquitetônica e estrutural, elaborada a planilha orçamentária e a curva ABC. Ao final deste trabalho, foi possível realizar uma análise a respeito do uso dessa tecnologia, ressaltando os seus pontos positivos e limitações no combate às irregularidades mais frequentes nas obras públicas, além de algumas sugestões para sua implantanção. Concluindo então que para reduzir problemas, deve-se exigir uma planilha orçamentária detalhada e projeto executivo com a maior quantidade de detalhes possíveis a serem incorporados na modelagem, além de uma revisão nas próprias leis e editais, buscando uma melhoria no quesito qualidade dos projetos licitados, planejamento e uso prudente do dinheiro público.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons