Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19040
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LidiceGuimaraesSouzadeBorba.pdf4,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Fotografia e educação : práticas pedagógicas mediadas pela imagem
Autor(es): Borba, Lídice Guimarães Souza de
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Práticas pedagógicas
Fotografia
Educação
Professores - formação
Data de apresentação: 1-Dez-2017
Data de publicação: 17-Jan-2018
Referência: BORBA, Lídice Guimarães Souza de. Fotografia e educação: práticas pedagógicas mediadas pela imagem. 2017. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente estudo trata do uso da imagem fotográfica como um meio importante para a formação de professores. Partindo de um relato de experiência como integrante do projeto “Alumiar – Práticas e reflexões acerca da imagem nos processos formativos”, que me inseriu em uma experiência transformadora, possibilitou-me realizar uma pesquisa, identificando como a fotografia pode contribuir na formação do professor. O problema em questão se apresenta de maneira singular, uma vez que interroga como a imagem fotográfica pode contribuir na formação do docente. Os objetivos específicos visam: i) analisar o uso da imagem fotográfica nos processos formativos e; ii) compreender, na prática, como as metodologias pedagógicas com uso da fotografia podem promover um trabalho na escola. Como resultado, percebe-se que a fotografia se torna um dispositivo valioso ao inserir-se, por meio de uma didática criativa, como prática lúdico-pedagógica inovadora capaz de transformar o sujeito num cidadão mais crítico do mundo em que vive.
Resumén: El presente estudio aborda el uso de la imagen fotográfica como medio importante para la formación de maestros. Sobre la base de un informe de experiencia como parte integrante del proyecto "Alumiar - Prácticas y Reflexiones acerca de la imagen en los procesos de formación", que me insertó en una experiencia transformadora y me permitió realizar una investigación, identificando cómo la fotografía puede contribuir a la formación de los maestros. El problema en cuestión se presenta de una manera singular, una vez se pregunta cómo la imagen fotográfica puede contribuir a la formación del profesor. Los objetivos específicos pretendieron a: i) analizar el uso de la imagen fotográfica en los procesos formativos; y; ii) entender en la práctica, cómo tales metodologías pedagógicas con el uso de la fotografía pueden promover un trabajo en la escuela. Como resultado de ello se percibe que la fotografía se convierte en un valioso recurso, al insertarse, por medio de una enseñanza creativa, como una práctica lúdico-pedagógica innovadora posible de transformar la persona en un ciudadano más crítico del mundo en que vive.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons