Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19051
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JosianePrisciladeOliveiraCabralLapa.pdf736,35 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Práticas pedagógicas inovadoras para a superação das dificuldades de aprendizagem
Autor(es): Lapa, Josiane Priscilla de Oliveira Cabral
Orientador(es): Coelho, Cristina Massot Madeira
Assunto: Inovações educacionais
Práticas pedagógicas
Aprendizagem - dificuldades
Aprendizagem
Data de apresentação: 1-Dez-2017
Data de publicação: 17-Jan-2018
Referência: LAPA, Josiane Priscilla de Oliveira Cabral. Práticas pedagógicas inovadoras para a superação das dificuldades de aprendizagem. 2017. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Um grande problema das escolas no Brasil é o fato de trazerem consigo o estigma do fracasso e o abandono escolar provocado dentre muitos aspectos por práticas pedagógicas que colocam o aluno à margem dos processos educacionais. Muitas vezes os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem acabam recebendo um rótulo, logo nos primeiros anos de escolarização e o levam até o ponto de desistir da escola. O objetivo desta pesquisa é compreender como práticas pedagógicas inovadoras podem auxiliar na superação das dificuldades de aprendizagem, tendo como foco práticas pedagógicas do professor e os alunos como sujeitos atores no seu processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa foi realizada a partir do estudo de caso das práticas pedagógicas de uma professora do 1º ano do ensino fundamental utilizando como instrumento de pesquisa a observação participante que resultou na escrita de um diário de campo, bem como em uma entrevista focalizada com a professora. Conclui-se que as práticas pedagógicas inovadoras devem fazer parte do cotidiano escolar, uma vez que essas práticas buscam a melhoria da qualidade de ensino, bem como a valorização do aluno e o colocam como sujeito ativo em seu processo de aprendizagem.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons