Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19061
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_BarbaraQueirozdeMenezes.pdf1,13 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCoelho, Cristina Massot Madeira-
dc.contributor.authorMenezes, Bárbara Queiroz de-
dc.identifier.citationMENEZES, Bárbara Queiroz de. A roda de conversa como estratégia pedagógica na construção do conhecimento. 2017. 127 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA roda de conversa na Educação Infantil quando entendida como uma estratégia pedagógica contribui para a construção do conhecimento, pois possibilita as zonas de desenvolvimento proximal, conforme a perspectiva histórico-cultural. Na roda, a criança está em constante desenvolvimento de suas funções psicológicas superiores, pois esta é um espaço onde a criança pode resolver problemas, questionamentos e construir seu próprio conhecimento a partir da orientação de um adulto ou em colaboração com outras crianças que já construíram seu conhecimento sobre o objeto de estudo. Ou seja, por meio das relações sociais construídas na roda, o professor é capaz de conhecer o percurso que o pensamento de seu aluno fez para chegar àquela resposta e fazer a intervenção necessária para que não ocorra equívocos. Isso só é possível se as relações estiverem como cerne o diálogo. Para confirmar essas assertivas, essa pesquisa teve como objetivo verificar as implicações da roda de conversa como prática pedagógica na construção do conhecimento das crianças que compõem a Educação Infantil. Assim, utilizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, pois a pesquisa qualitativa no campo escolar busca compreender quais são as dinâmicas que estão presentes nesse espaço (BORTONI-RICARDO, 2008). A fim de conseguir informações sobre o tema, os seguintes instrumentos foram usados: leitura analítica e seletiva da legislação nacional e distrital; observação participante da classe pesquisada; gravação de áudio e vídeo da rotina da classe; e entrevista semi-estruturada com três crianças e com a professora. A análise e a discussão das informações obtidas foram realizadas com base na teoria discutida em capítulos anteriores.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordZona de desenvolvimento proximalpt_BR
dc.subject.keywordProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.titleA roda de conversa como estratégia pedagógica na construção do conhecimentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-17T20:33:41Z-
dc.date.available2018-01-17T20:33:41Z-
dc.date.submitted2017-12-18-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19061-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The wheel of conversation in Early Childhood Education when understood as a pedagogical strategy contributes to the construction of knowledge, because it allows the zones of proximal development, according to the cultural-historical perspective. The wheel, the child is in constant development of higher psychological functions, because this is an area where the child can solve problems, questions and build your own knowledge from the guidance of an adult or in collaboration with other children who have already built their knowledge about the object of study. Or, by means of social relations constructed on the wheel, the teacher is able to know the path that the thought of your student did to reach that answer and make the intervention needed to prevent misunderstandings. This is only possible if the relations are as heart dialog. To confirm these assertions, this research had as objective to verify the implications of the wheel of conversation as pedagogical practice in the construction of the knowledge of the children who make up the child education. Thus, we used a research of a qualitative nature, because qualitative research on school field seeks to understand what are the dynamics that are present in this space (BORTONI-RICARDO, 2008). In order to get information about the theme, the following instruments were used: analytic and selective reading of national legislation and district; participant observation of class researched; recording audio and video of the routine of class; and a semi-structured interview with three children and with the teacher.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons