Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19063
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LarissaSilvadeLira.pdf637,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Elementos para o sucesso escolar na mídia impressa : estudo sobre o repertório dos alunos da rede pública, aprovados em cursos de alta seletividade pelo PAS/UnB (1996 a 2017)
Autor(es): Lira, Larissa Silva de
Orientador(es): Sousa, Carlos Alberto Lopes de
Assunto: Sucesso escolar
Universidade de Brasília (UnB)
Programa de Avaliação Seriada (PAS)
Mídia
Estudantes
Escolas públicas
Data de apresentação: 11-Dez-2017
Data de publicação: 17-Jan-2018
Referência: LIRA, Larissa Silva de. Elementos para o sucesso escolar na mídia impressa: estudo sobre o repertório dos alunos da rede pública, aprovados em cursos de alta seletividade pelo PAS/UnB (1996 a 2017). 2017. ii, 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho pesquisou na mídia escrita (impressa) reportagens sobre indivíduos oriundos da escola pública aprovados na Universidade de Brasília - UnB por meio do Programa de Avaliação Seriada (PAS), compreende desde o período de implementação do programa (1996 a 2017) em vias de proporcionar uma visão processual do acesso dos estudantes da rede pública de ensino na universidade, na perspectiva da Sociologia da Educação. São apresentadas as reportagens divulgadas pela mídia (impressa), com foco no repertório dos alunos na tentativa de responder o que contribuiu para o prolongamento dos estudos. O trabalho tem como objetivo compreender criticamente a partir da análise de conteúdo das reportagens, qual o discurso é proferido nas falas dos estudantes de escola pública, aprovados em cursos de alta seletividade pelo PAS na UnB e que condicionantes relativas a aprovação, são citadas com maior frequência. Fundamentado na teoria bourdiesiana, problematiza as oportunidades de acesso diante das desigualdades sociais. A pesquisa se caracteriza exploratória e descritiva, respaldada nas técnicas da análise de conteúdo sugerida por Bardin (2002). Os dados do estudo apontam que no total de 52 alunos mencionados nas 27 reportagens, apenas 22 foram citados a origem escolar e dentre eles 16 são oriundos da rede privada de ensino, o que demonstra vantagem em relação aos 6 estudantes oriundos da rede pública de ensino que ingressaram em cursos de alta seletividade na UnB. A pesquisa constatou que outras instâncias colaboram para a aprovação dos alunos da escola pública em cursos concorridos, como a família; incentivo de professores e também a auto motivação. Inferindo que aprovação implica em uma variedade de instâncias e não no “dom” ou “aptidão” do estudante, ideologia pregada pela escola.
Abstract: The present work investigated in the printed media reports about individuals from the public school approved at the University of Brasília (UnB) through the Program of Serial Evaluation (PAS), since the implementation period of the program (1996 to 2017) to provide a procedural vision of the access of the students of the public network of education in the university, from the perspective of the Sociology of Education. The reports published by the media (printed) are presented, focusing on the repertoire of the students in an attempt to answer what contributed to the extension of the studies. The paper aims to understand critically from the content analysis of the reports, which discourse is pronounced in the speeches of the public school students, approved in courses of high selectivity by the PAS in UnB and that conditioners related to the approval, are cited with greater frequency. Based on the Bourdieuian theory, it problematizes the opportunities of access before the social inequalities. The research is characterized exploratory and descriptive, supported by the techniques of content analysis suggested by Bardin (2002). The data of the study indicate that of the total of 52 students mentioned in the 27 reports, only 22 were cited from the school source and among them 16 come from the private school system, which shows an advantage in relation to the 6 students from the public school system who entered courses of high selectivity in UnB. The research found that other instances collaborate for the approval of public school students in concurrent courses, such as the family; encouragement of teachers and also self-motivation. Inferring that approval implies in a variety of instances and not in the student's "gift" or "aptitude", ideology preached by the school.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons