Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19065
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_CamilaNunesTorres.pdf963,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Caso de estudo de certificações e controle de qualidade total em empresas de engenharia civil
Autor(es): Torres, Camila Nunes
Orientador(es): Cordão Neto, Manoel Porfírio
Assunto: Construção civil
Construção civil leve
Controle de qualidade
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 17-Jan-2018
Referência: TORRES, Camila Nunes. Caso de estudo de certificações e controle de qualidade total em empresas de engenharia civil. 2017. ix, 57 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A construção civil leve é um setor que está em crescimento no país e isso demanda muita organização, sistematização e controle por parte dos gestores. Para que se possa organizar internamente todos os processos, documentos e atividades, empresas podem optar por sistemas de gestão que, se aplicados de uma forma planejada, poderão ser fatores de crescimento. As técnicas de aplicação de sistemas de gestão da qualidade podem ser comprovadas por normas internacionais, como a ISO 9001. Essa norma, além de servir como atestado para empresas que já possuem sistemas de qualidade desenvolvidos, pode ser o início da implantação, com diretrizes para o processo. Este projeto expõe uma revisão bibliográfica sobre os seguintes temas: Origem dos Sistemas de Qualidade no mundo e no Brasil; ISO 9001; Benefícios, dificuldades e motivações na implantação da ISO 9001 e um Estudo de Caso com uma Empresa Júnior e uma pesquisa em uma empresa consolidada no mercado local. Essa análise teve como principal objetivo identificar as características que se aplicam a empresas de engenharia civil e concluiu-se que a pesquisa em si é fácil de ser realizada, o problema encontrado foi a comprovação das respostas fornecidas pelos entrevistados.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons