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Título: Concepções de formação do coordenador pedagógico de escolas públicas do Distrito Federal
Autor(es): Medeiros, Blenda Rayssa Bertoldo
Orientador(es): Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Assunto: Coordenadores pedagógicos
Professores - formação
Professores - prática profissional
Escolas públicas
Brasília (DF) - educação
Data de publicação: 18-Jan-2018
Referência: MEDEIROS, Blenda Rayssa Bertoldo. Concepções de formação do coordenador pedagógico de escolas públicas do Distrito Federal. 2017. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo analisar as concepções de formação de coordenadores pedagógicos de escolas públicas do Distrito Federal. Para isso, através de revisão bibliográfica, foram mapeadas as perspectivas de formação docente presentes na literatura, analisadas as concepções de formação docente dos coordenadores pedagógicos e os pressupostos teórico-metodológico que orientam a coordenação pedagógica nas escolas públicas do DF. Realizou-se, ainda, um estudo de caso através da realização de uma entrevista a cinco coordenadores pedagógicos de escolas públicas do DF. Para análise dos resultados utilizou-se do método de análise de conteúdo. A coordenação pedagógica se constitui no espaço destinado a organizar o trabalho pedagógico nas instituições de ensino. Em suma o trabalho do coordenador está alicerçado na tríade seleção, avaliação e formação dos professores. Mesmo desempenhando papeis tão importantes, o coordenador pedagógico comumente assume tarefas que deveriam ser desempenhadas por outros profissionais. Contudo, a prática pedagógica se constrói pela contribuição dos atores sociais envolvidos no cotidiano escolar, sendo fundamental que todos na escola valorizem o trabalho um do outro priorizando o atendimento ao aluno já que a distribuição de tarefas e fator primordial para a organização do trabalho docente. Na pesquisa realizada com os coordenadores pedagógicos que atuam em escolas públicas do DF foi possível perceber que embora num momento inicial os entrevistados tenham contado apenas com a formação de pedagogia (ou de magistério) para assumir o cargo, sentiram, após um tempo, necessidade de formação inicial específica, buscando outras áreas de formação. Observou-se que além das funções próprias destes profissionais, estes acabam tomando para si funções que caberiam a outros, tomando-lhes, desta forma, um tempo que poderiam dedicar às tarefas realmente primordiais. Houve unanimidade em reconhecer que o trabalho do coordenador pedagógico contribui para a formação docente, haja vista que promove o enriquecimento do saber e trocas de experiências de atividades didáticas.
Abstract: The present research had as objective to analyze the conceptions of pedagogical coordinators formation of public schools of the Federal District. For this, through bibliographical revision, the perspectives of teacher formation present in the literature were analyzed, the conceptions of teacher training of the pedagogical coordinators were analyzed and the theoretical and methodological assumptions that guide the pedagogical coordination in the public schools of the DF. A case study was also carried out through an interview with five pedagogical coordinators of public schools in the Federal District. To analyze the results, the content analysis method was used. The pedagogical coordination constitutes the space destined to organize the pedagogical work in the educational institutions. In sum, the work of the coordinator is based on the triad selection, evaluation and training of teachers. Even with such important roles, the pedagogical coordinator commonly takes on tasks that should be performed by other professionals. However, the pedagogical practice is built by the contribution of the social actors involved in the daily school life, and it is fundamental that everyone in the school value the work of one another prioritizing the service to the student, since the distribution of tasks is a primary factor for the organization of teaching work. In the research carried out with the pedagogical coordinators who work in public schools in the Federal District, it was possible to perceive that although at an initial moment the interviewees only had the pedagogical (or teaching) training to take the position, they felt, after a time, Specific training, seeking other areas of training. It was observed that in addition to the functions of these professionals, they end up taking on themselves functions that would fit others, thus taking them a time that they could dedicate to the really primordial tasks. There was unanimity in recognizing that the work of the pedagogical coordinator contributes to the teacher training, since it promotes the enrichment of knowledge and exchanges of didactic activities.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
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