Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19078
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_CamilaFreitasDeSantana_tcc.pdf1,06 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSouza, Maria Emília Gonzaga de-
dc.contributor.authorSantana, Camila Freitas de-
dc.identifier.citationSANTANA, Camila Freitas de. Avaliação germinadora: uma proposta de avaliação para a Educação do Campo. 2016. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como principal objetivo compreender a educação do campo, enquanto concepção educativa, sua estruturação metodológica e a existência de referenciais a avaliação para as aprendizagens com especificidades ao campo. Neste trabalho realizou-se uma retrospectiva histórica para contextualizar a consolidação de uma Educação do Campo com relação às políticas públicas. A partir da pesquisa teórica e empírica, é possível afirmar que a educação do campo é a proposta educativa que pressupõe a articulação da escola com a vida do campesinato e que se consolida, sob contextualização histórica e cultural, para valorizar a identidade do campo e constituir-se de processos coletivos próprios de aprendizagem. Os principais autores que embasaram a construção deste trabalho foram Molina (2004), Caldart (2010) e Luckesi (2000). A análise da pesquisa realizada com coordenadores pedagógicos de escolas campesinas ressalta a necessidade de estruturação de uma concepção educativa ao campo e a construção de projetos políticos pedagógicos e metodologias vigentes no atendido de especificidades do campo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação do campopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordPrática de ensino - educação do campopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.titleAvaliação germinadora : uma proposta de avaliação para a Educação do Campopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-18T17:54:43Z-
dc.date.available2018-01-18T17:54:43Z-
dc.date.submitted2016-10-25-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19078-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons