Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19093
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AnaLuizaRocha_tcc.pdf325,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Relato de experiência em alfabetização na língua inglesa para crianças : experiência pedagógica em uma escola de línguas
Autor(es): Rocha, Ana Luiza Gonçalves de Rezende
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Alfabetização
Língua inglesa
Práticas pedagógicas
Educação de crianças
Educação bilíngue
Data de apresentação: 25-Abr-2016
Data de publicação: 18-Jan-2018
Referência: ROCHA, Ana Luiza Gonçalves de Rezende. Relato de experiência em alfabetização na língua inglesa para crianças: experiência pedagógica em uma escola de línguas. 2016. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A proposta deste trabalho é apresentar um relato de experiência com reflexões sobre as práticas pedagógicas na alfabetização de crianças na língua inglesa e seu desenvolvimento cognitivo, tendo em vista que o ensino de línguas para crianças no Brasil tem sido considerado mais importante a cada dia e sido iniciado cada vez mais cedo. O objetivo deste estudo foi observar como coordenadora pedagógica de um curso de inglês especializado no público infantil, como ocorrem as práticas pedagógicas dentro da metodologia da escola, o impacto por elas gerado e demonstrar como diferentes abordagens podem colaborar de maneira eficaz no processo de alfabetização em uma segunda língua. A presente pesquisa tem como principais referenciais teóricos Vygotsky (1984 e 1993), Soares (2001 e 2005), Ferreiro e Teberosky (1985 e 1995) e Cameron (2001), embasados na teoria construtivista de Piaget; Hyltenstam e Abrahamsson (2003) elucidaram o período crítico durante o processo de alfabetização. As reflexões sobre as práticas pedagógicas realizadas na escola, tanto pela coordenação como pelos professores contribuíram para que a associação da teoria à prática fosse bem-sucedida e culminasse no meu enriquecimento acadêmico e profissional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons