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Título: A criatividade e o contexto da subjetividade dos alunos e do professor das séries iniciais
Autor(es): Oliveira, Erika Vieira de
Orientador(es): Souza, Maria Emília Gonzaga de
Assunto: Criatividade
Subjetividade
Práticas educativas
Ensino fundamental
Data de apresentação: 29-Dez-2016
Data de publicação: 22-Jan-2018
Referência: OLIVEIRA, Erika Vieira de. A criatividade e o contexto da subjetividade dos alunos e do professor das séries iniciais. 2016. 101 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho aborda as perspectivas da área da criatividade no contexto educacional, conforme os fatores condicionantes para sua aplicação sendo eles históricos, econômicos, socioculturais, ideológicos e subjetivos. O objetivo central foi de compreender o uso da criatividade do professor e o seu desenvolvimento em sala de aula e a relação da subjetividade no processo de ensino e aprendizagem. Diante de uma sociedade que exige mais do ser humano para lidar com os inúmeros problemas e desafios futuros, o reconhecimento sobre a importância da criatividade nos diversos setores impulsiona à busca e promoção de sujeitos cada vez mais críticos, independentes, flexíveis à mudança e com traços de personalidade criativa. Partindo desses pressupostos, o espaço essencial de desenvolvimento da criatividade, a escola, enfrenta fatores inibidores e bloqueadores que vão da promoção de políticas públicas a formação do profissional da educação, o que dificulta a expressão do pensamento criativo. Para essa pesquisa, participaram alunos e professores correspondentes as séries iniciais do Ensino Fundamental, sendo esses de escola pública da Asa Norte – DF. O embasamento teórico ficou por conta dos autores: Alencar, (2003; 2005), Fleith (2009), González Rey (2001), Martínez (2002), Virgolim (1994) e outros. Essa pesquisa tem caráter qualitativo, no qual para obtenção dos resultados desejados no objetivo desse estudo foram utilizados métodos e técnicas de estudo de caso, observação e análise de atividades direcionadas e documentais, dos quais os resultados indicaram problemas e práticas inibidoras existentes que envolvem a padronização de atividades, o que impossibilita o avanço da criatividade na educação.
Abstract: The present study aims to focus on addressing the prospects in the area of creativity in the educational context, as the determining factors for your application being they historical, economic, socio-cultural, ideological and subjective. The central objective was to understand the use of teacher creativity and its development in the classroom and the relation of subjectivity in the teaching and learning process. A recognition of the importance of creativity in the various sectors, in the face of a society that demands more of the human being to deal with the many problems and future challenges, promotes the search for and promotion of subjects that are increasingly critical, reflexive, independente, flexible and changeable creative personality. Based on these assumptions, the essential space for the development of creativity, the school, faces inhibiting and blocking factors that go ranging from the promotion of public educational policies to the training of the education professional, which hampers the expression of creative thinking. For this research, students and teachers corresponding to the initial series of Elementary Education participated, being those of public school of Asa Norte - DF. The theoretical basis was the authors: Alencar, (2003, 2005), Fleith (2009), González Rey (2001), Martínez (2002), Virgolim (1994) and others. This research has a qualitative character, in which to obtain the desired results in the objective of this study were used methods and techniques of case study, observation and analysis of directed and documentary activities, of which the indicated problems and existing inhibiting practices that involve The standardization of activities, which makes it impossible to advance creativity in education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
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