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dc.contributor.advisorRodrigues, Fátima Lucília Vidal-
dc.contributor.authorOliveira, Jônatas Cocentino de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Jônatas Cocentino de. Práticas de liberdade na educação infantil: recortes e reflexões de um educador. 2016. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso é resultado da observação e reflexão, a partir da vivência prática de um estágio docente na Associação Pró-Educação Vivendo e Aprendendo, situada no Distrito Federal. Seu objetivo é problematizar práticas de liberdade na educação infantil a partir das reflexões de um educador à luz das teorias. Diretamente ligado ao objetivo geral, nossos objetivos específicos foram: investigar o conceito de liberdade em Paulo Freire e Hannah Arendt e destacar recortes da prática em educação infantil que valorizam e reconhecem a liberdade como fundamental na constituição da criança pequena. Para o desenvolvimento desse trabalho buscamos uma fundamentação teórica que embasasse os conceitos norteadores. Os trabalhos de Paulo Freire (1979; 1996) que discorrem acerca da educação como prática de liberdade e Hannah Arendt (1975; 1978), embasam e dão continência a esse ensaio reflexivo. A pesquisa estruturou-se a partir da prática e observação em sala de aula desenvolvidas na Associação Pró-Educação Vivendo e Aprendendo ao longo de dois anos. Baseando-se na metodologia qualitativa, os dados apresentados são provenientes do meu diário de campo, escrito durante a realização do estágio, bem como de relatórios bimestrais escritos pelo docentes acerca dos processos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças. A discussão traz como esses práticas contribuem para a constituição da identidade desde a infância, possibilitando que por meio da reflexão e da realidade vivida com o outro, as crianças reflitam e percebam a pluralidade que há ao redor delas e possam lidar com isso de forma singular, em sua forma própria de viver a liberdade. Nesse sentido, as práticas educativas realizadas possibilitaram às crianças e ao professor-pesquisador a conclusão do que o fazer docente pautado pelos princípios de liberdade podem oferecer espaços de constituição e reconhecimento do outro.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLiberdadept_BR
dc.subject.keywordCriançaspt_BR
dc.subject.keywordAmbiente escolarpt_BR
dc.subject.keywordPráticas educativaspt_BR
dc.titlePráticas de liberdade na educação infantil : recortes e reflexões de um educadorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-22T17:03:16Z-
dc.date.available2018-01-22T17:03:16Z-
dc.date.submitted2016-07-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19108-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This course conclusion work is the result of observation and reflection, from the practical experience of a teaching internship at Pro-Education Association Vivendo e Aprendendo, located in the Federal District. Your goal is to problematize practices of freedom in early childhood education from the reflections of an educator in the light of theories. Directly linked to the overall objective, our specific objectives were to investigate the concept of freedom of Paulo Freire and Hannah Arendt and highlight the practice cuts in child education that value and recognize freedom as fundamental in the constitution of the young child. For the development of this work we seek a theoretical basis that embasasse the guiding concepts. The work of Paulo Freire (1979, 1996) who talk about education as a practice of freedom and Hannah Arendt (1975, 1978), underlie and give continence this reflective essay. The research was structured from the practice and observation in the classroom developed the Vivendo e Aprendendo over two years. Based on the qualitative methodology, the data presented are from my diary, written during the traineeship, as well as bi-monthly reports written by teachers about the development and learning of children. The discussion brings as these practices contribute to the formation of identity since childhood, allowing through reflection and reality lived with the other children to reflect and realize the plurality that there are around them and can handle it in a unique way in their own way of living freedom. In this sense, the educational practices made it possible to the children and the teacher-researcher's conclusion that teachers do guided by the principles of freedom can offer space for the constitution and recognition of the other.pt_BR
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