Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19111
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_GabrielaGonçalvesMacedo_tcc.pdf570,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A obra do educador espanhol Víctor García Hoz e uma experiência brasileira nele inspirada
Autor(es): Macedo, Gabriela Gonçalves
Orientador(es): Matos, Bráulio Pôrto
Assunto: Família e escola
Educação personalizada
García Hoz, Víctor, 1911-1998
Data de apresentação: 25-Ago-2016
Data de publicação: 22-Jan-2018
Referência: MACEDO, Gabriela Gonçalves. A obra do educador espanhol Víctor García Hoz e uma experiência brasileira nele inspirada. 2016. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso se propõe analisar como a Obra do Educador Espanhol Víctor García Hoz é realizada em uma escola específica. Estabelecendo, para isso, dois objetivos principais: Apresentar a pedagogia de Víctor García Hoz ao público brasileiro, haja vista que é um autor desconhecido, considerando que seu proposto modelo de Educação Personalizada concede ênfase à relação famíliaescola e verificar na referida escola idealizada por um grupo de pais, em que medida esse modelo de pedagogia, consegue realizar efetivamente o protagonismo da família, mostrando-se assim como uma possível alternativa positiva a uma questão atual que é a definição do papel da escola e da família na educação. Dentro da abordagem metodológica de pesquisa qualitativa, foi realizado um trabalho de campo, a partir do qual analiso as práticas pedagógicas vivenciadas por mim dentro de uma escola que utiliza a Educação Personalizada. Para tanto utilizo meu relatório de estágio para subsidiar minhas análises, bem como livros e materiais sobre a Educação Personalizada e a Educação Oportuna. Para isso utilizo a descrição da função da escola e da família, os conceitos de ensinar e educar. Como reflexões finais o estudo destacou a importância do reconhecimento e do cumprimento do protagonismo dos pais na educação e a relevância da boa relação família-escola para a formação integral do ser humano.
Abstract: This study course conclusion proposes to examine how the work of the educator Spanish Víctor García Hoz is held in a specific school. Establishing, Two main objectives: Submit the pedagogy of Víctor García Hóz the Brazilian public sector, there is a view that is an unknown author, whereas its proposed model of personalized education gives emphasis to the relationship between family and school and check on the school devised by a group of parents, to what extent this model of pedagogy, able to perform effectively the role of the family, showing up as a possible positive alternative to a current question what is the definition of the role of school and family in education. Within the methodological approach of qualitative research, we conducted a field work, from which analyze the pedagogical practices experienced by me within a school that uses the personalized education. For both i use my internship report to subsidize my analyzes, as well as books and materials on education and education in a timely manner. For this i use the description of the function of the school and the family, the concepts to teach and educate. As final reflections the study highlighted the importance of the recognition and enforcement of role of parents in the education and the relevance of the good relationship between family and school to the integral formation of the human being.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons