Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19118
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_HuxlenneSilvaSoares_tcc.pdf3,31 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBuzar, Edeilce Aparecida Santos-
dc.contributor.authorSoares, Huxlenne Silva-
dc.identifier.citationSOARES, Huxlenne Silva. Aquisição e aprendizagem da Libras em uma criança surda: um estudo de caso. 2016. 107 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho objetivou investigar, analisar e refletir como se dá o processo de aquisição e aprendizagem da Libras em uma criança surda. A pesquisa trouxe implicações a respeito de como ocorre esses processos a partir da realidade familiar e educacional. Para tanto, buscamos estabelecer uma relação teórico-prática fundamentada nos estudos de Chomsky (1986;1988) em sua abordagem gerativista e a Teoria da Aquisição da Linguagem. Slomski (2010) e Buzar (2009) ao tratar sobre as concepções de surdez e suas implicações educacionais e Quadros e Cruz (2008) ao abordar sobre a aquisição da linguagem em crianças surdas bem como Quadros e Karnopp (2004) e Felipe (2007) referente à estrutura linguística da Libras e sua aprendizagem. Com base nos estudos teóricos, realizou-se uma pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso de uma criança surda em uma instituição pública de Brasília – DF, onde foi realizada observações e acompanhamentos de atividades referentes à aprendizagem da Libras. Assim, os instrumentos de pesquisa utilizados foram observação e entrevista em profundidade. A partir das observações e entrevistas, analisamos e interpretamos dados, e construímos alguns episódios que colaboraram de forma relevante para a análise do processo de aquisição e aprendizagem da Libras na referida criança surda. Diante disso, foi possível perceber os fatores que favoreceram e favorecem o seu desenvolvimento quando o professor procura alcançar o aluno e criar novas estratégias que possibilitem o seu aprendizado e quando a família consegue acolher a Língua Brasileira de Sinais como a primeira língua, assim como, os fatores que prejudicaram e/ou atrasaram o seu processo de aquisição e de aprendizagem da Libras.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAquisição de linguagempt_BR
dc.subject.keywordLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subject.keywordSurdos - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordCrianças surdaspt_BR
dc.titleAquisição e aprendizagem da Libras em uma criança surda : um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-22T17:37:37Z-
dc.date.available2018-01-22T17:37:37Z-
dc.date.submitted2016-08-26-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19118-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons