Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Buzar, Edeilce Aparecida Santos | - |
dc.contributor.author | Soares, Huxlenne Silva | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Huxlenne Silva. Aquisição e aprendizagem da Libras em uma criança surda: um estudo de caso. 2016. 107 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho objetivou investigar, analisar e refletir como se dá o processo de aquisição e aprendizagem da Libras em uma criança surda. A pesquisa trouxe implicações a respeito de como ocorre esses processos a partir da realidade familiar e educacional. Para tanto, buscamos estabelecer uma relação teórico-prática fundamentada nos estudos de Chomsky (1986;1988) em sua abordagem gerativista e a Teoria da Aquisição da Linguagem. Slomski (2010) e Buzar (2009) ao tratar sobre as concepções de surdez e suas implicações educacionais e Quadros e Cruz (2008) ao abordar sobre a aquisição da linguagem em crianças surdas bem como Quadros e Karnopp (2004) e Felipe (2007) referente à estrutura linguística da Libras e sua aprendizagem. Com base nos estudos teóricos, realizou-se uma pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso de uma criança surda em uma instituição pública de Brasília – DF, onde foi realizada observações e acompanhamentos de atividades referentes à aprendizagem da Libras. Assim, os instrumentos de pesquisa utilizados foram observação e entrevista em profundidade. A partir das observações e entrevistas, analisamos e interpretamos dados, e construímos alguns episódios que colaboraram de forma relevante para a análise do processo de aquisição e aprendizagem da Libras na referida criança surda. Diante disso, foi possível perceber os fatores que favoreceram e favorecem o seu desenvolvimento quando o professor procura alcançar o aluno e criar novas estratégias que possibilitem o seu aprendizado e quando a família consegue acolher a Língua Brasileira de Sinais como a primeira língua, assim como, os fatores que prejudicaram e/ou atrasaram o seu processo de aquisição e de aprendizagem da Libras. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aquisição de linguagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua brasileira de sinais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças surdas | pt_BR |
dc.title | Aquisição e aprendizagem da Libras em uma criança surda : um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-22T17:37:37Z | - |
dc.date.available | 2018-01-22T17:37:37Z | - |
dc.date.submitted | 2016-08-26 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/19118 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|