Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19127
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JulienePereiraGoncalves_tcc.pdf510,97 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRêses, Erlando da Silva-
dc.contributor.authorGonçalves, Juliene Pereira-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Juliene Pereira. Análise sobre a Educação de Jovens e Adultos na cidade histórica de Planaltina/DF. 2016. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho objetiva evidenciar a história da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e no Distrito Federal para contextualizar como essa modalidade de ensino se constitui na cidade histórica de Planaltina DF. Objetiva-se, ainda, identificar dados qualitativos e quantitativos para ilustrar como a Educação de Jovens e Adultos vem se compondo no atual panorama da educação e mostrar como a evasão escolar, em Planaltina, tem se tornado um desafio a ser combatido pelos envolvidos com a EJA no Centro de Ensino Fundamental 03 e no Centro Educacional Dona América Guimarães. A pesquisa apresenta revisão da literatura e análise de questionário, de livre resposta pelos alunos, sobre a evasão escolar e a desmotivação em continuar os estudos. Na última parte da pesquisa, há uma proposta de intervenção local a ser apresentada para as duas escolas com o intuito de minimizar a evasão escolar na modalidade da Educação de Jovens e Adultos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subject.keywordPlanaltina (DF)pt_BR
dc.subject.keywordEvasão escolarpt_BR
dc.titleAnálise sobre a Educação de Jovens e Adultos na cidade histórica de Planaltina/DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-01-22T18:13:56Z-
dc.date.available2018-01-22T18:13:56Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19127-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This research aims to highlight the history of EJA in Brazil and the Federal District to contextualize how this teaching modality constitutes in the historic city of Planaltina DF and seeks to identify quantitative data about how the Teaching of Youth and Adults has been composing in the current education scenery and how school dropout has become a challenge to be tackled by those involved with the EJA at two Brazilian schools: Centro de Ensino Fundamental 03 and Centro EducacionalDona AméricaGuimarães in Planaltina. This research was developed with literary review and a free response questionnaire analysis on the motives reported by students about school dropout and demotivation to proceed studies. The last part of the research follows the proposal of a local intervention project to be suggested for the two schools in intent of minimizing school dropout in the modality of Youth and Adult Education.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons