Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1913
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LeonardoMartinsRibeiro.pdf100,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Revisão bibliográfica : controle biológico de pragas por meio de Beauveria bassiana
Autor(es): Ribeiro, Leonardo Martins
Orientador(es): Jaramillo, Paula Marcela Duque
Assunto: Pragas agrícolas - controle biológico
Agentes no controle biológico de pragas
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 30-Ago-2011
Referência: RIBEIRO, Leonardo Martins. Revisão bibliográfica: controle biológico de pragas por meio de Beauveria bassiana. 2011. 10 f. Monografia (Licenciatura em Biologia a Distância)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.
Resumo: O uso de compostos químicos sintéticos tem sido, há muitos anos, o principal meio de controle de pragas. Apesar de sua significativa contribuição para a produção agrícola, o uso intensivo e indiscriminado destes produtos favoreceu o surgimento de pragas secundárias e não conseguiu eliminar os problemas já existentes; além disso, são altamente tóxicos, sendo prejudiciais ao ambiente e à saúde humana. No Brasil, embora o uso do controle biológico não seja uma prática generalizada entre os agricultores, há avanços significativos em alguns cultivos. Embora o controle biológico traga respostas positivas na redução ou abandono do uso de agrotóxicos e na melhoria de renda dos agricultores, verifica-se que os resultados ainda estão concentrados em apenas alguns cultivos e, principalmente, no controle de insetos. Dentre os agentes biológicos que naturalmente controlam o tamanho das populações de insetos estão os fungos entomopatogênicos entre eles Beauveria bassiana, os quais podem ser utilizados em programas de controle biológico de pragas em diferentes culturas. Beauveria bassiana é um parasita de insetos agressivos muitos diferentes de espécies hospedeiras. Não só têm uma ampla gama de hospedeiros, mas os insetos são atacados nas fases larval ou adulta. Ainda tem muito que desenvolver nas áreas de controle de pragas e doenças, passando por uma melhoria na tecnologia usada na manipulação e aplicação dos produtos existentes hoje no mercado.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons