Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19153
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LucianaBulhaoRibeiro_tcc.pdf1,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso das TICs na formação dos pedagogos da Universidade de Brasília
Autor(es): Ribeiro, Luciana Bulhão
Orientador(es): Pederiva, Patrícia Lima Martins
Assunto: Tecnologia na educação
Tecnologia da informação e comunicação
Universidade de Brasília (UnB) - Pedagogia
Data de apresentação: 2-Dez-2016
Data de publicação: 23-Jan-2018
Referência: RIBEIRO, Luciana Bulhão. O uso das TICs na formação dos pedagogos da Universidade de Brasília. 2016. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho traz a importância que o uso das tecnologias têm tido na sociedade do conhecimento bem como a importância do uso destas tecnologias na formação de pedagogos, mais especificamente dos pedagogos da Universidade de Brasília. Para tanto foi realizado um estudo bibliográfico que resgata a história do curso de Pedagogia desde a ditadura militar até a lei de Diretrizes e Base do Curso de Pedagogia de 2006, e assim traz uma visão de como se chegou a atual formação de pedagogos proposta. Traz o conceito de TIC(s), um breve histórico, o que é sociedade do conhecimento, as TIC(s) na educação e formação de professores, que ajuda a entender a relação que a educação tem tido com as tecnologias. Relata as vivências de uma formanda do curso com o uso das TIC(s) e os apontamentos que são relevantes para melhoria deste. Com isso concluímos que, desde a criação do curso de Pedagogia em 1939, este tem por finalidade abastecer o mercado de trabalho, mantendo assim um papel engessado que tem por finalidades pré-definidas. E que neste sentido, foi feito um levantamento de vivências no curso de Pedagogia da Universidade de Brasília, em que se verificou que este está descontextualizado com a realidade da sociedade e com as propostas do projeto pedagógico do curso referente ao uso das TIC(s).
Abstract: This work brings the importance that the use of technologies has had in the knowledge society as well as the importance of the use of these technologies in the education of pedagogues, more specifically of the pedagogues of the University of Brasilia. For this, a bibliographic study was carried out that rescues the history of the Pedagogy course from the military dictatorship to the Law of Guidelines and Basis of the Pedagogy Course of 2006, and thus provides a vision of how the current training of pedagogues was reached. It brings the concept of ICT (s), a brief history, what is a knowledge society, ICT (s) in education and teacher training, which helps to understand the relationship that education has had with technologies. It reports on the experiences of a course instructor with the use of ICT (s) and the notes that are relevant to improve it. With this we conclude that, since the creation of the Pedagogy course in 1939, this one has the purpose of supplying the labor market, thus maintaining a cast paper that has predefined purposes. And that in this sense, a survey of experiences was made in the course of Pedagogy of the University of Brasília, where it was verified that this is decontextualized with the reality of society and with the proposals of the pedagogical project of the course concerning the use of ICTs ).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons