Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19154
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MarciaVieiraLima_tcc.pdf468,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da afetividade na educação infantil
Autor(es): Lima, Márcia Vieira
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Educação de crianças
Afetividade
Ambiente escolar
Data de apresentação: 3-Mai-2016
Data de publicação: 23-Jan-2018
Referência: LIMA, Márcia Vieira. A importância da afetividade na educação infantil. 2016. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O trabalho tem como objetivo analisar e investigar a importância da afetividade na educação infantil, levando em consideração como esse aspecto pode mediar e influenciar o desenvolvimento da criança. Para isso foi desenvolvido um resgate bibliográfico de autores como Wallon, Vygotsky e outros para que assim pudesse compreender aspectos como; o que é afetividade, sua importância, influência no espaço escolar, e etc. Sendo assim realizou-se uma análise dos dados coletados de uma pesquisa de caráter qualitativa que foi realizada através da observação participativa em um período do dia 9 de Março à 13 de Novembro de 2015, em uma instituição particular de educação infantil. Além disso, utilizou-se aplicação de questionários com duas professoras como forma de complemento da devida pesquisa. Os resultados mostraram que a afetividade se faz presente na educação infantil como forma de promover ainda mais o processo de ensino-aprendizagem de todos os envolvidos.
Abstract: The work aims to analyze and investigate the importance of affection in early childhood education, taking into account how this aspect can mediate and influence the development of the child. For this we developed a bibliographic rescue authors as Wallon, Vygotsky and others so that he could understand aspects such as; which is affectivity, its importance, influence at school, etc. Thus we conducted an analysis of data collected from a qualitative research study that was carried out through participant observation in a period from March 9 to 13 November 2015 in a private early childhood institution. In addition, we used questionnaires with two teachers as a way to supplement the proper search. The results showed that the affection is present in early childhood education as a way to further promote the process of teaching and learning for all involved.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons