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Título: A educação infantil no Plano Nacional de Educação
Autor(es): Rios, Priscilla Teixeira
Orientador(es): Pimentel, Nara Maria
Assunto: Educação de crianças
Plano Nacional de Educação (PNE)
Políticas educacionais
Professores - formação
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 26-Jan-2018
Referência: RIOS, Priscilla Teixeira. A educação infantil no Plano Nacional de Educação. 2016. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esta monografia tem por objetivo investigar o papel da educação infantil no contexto das políticas públicas de educação visando compreender como a educação infantil se insere nas políticas de educação. Assim como a educação, a infância não pode ser compreendida fora de um contexto socioeconômico e político. Do mesmo modo, falar em criança é também considerar o tempo, o lugar e a estrutura social em que está inserida. Aborda-se o tema da educação infantil no contexto das políticas públicas de educação, e ao escolher este tema, fez-se um recorte acerca da educação infantil, seu desenvolvimento histórico e situação no PNE 2014-2024, tendo como limite o ano de 2015. Quanto às políticas públicas de educação, a abordagem é contextual e restrita. Ao observarmos a composição do histórico educativo brasileiro, unido ao mau gerenciamento de recursos financeiros e um contexto burocrático, no qual a educação é colocada, busca-se compreender como a educação infantil foi e ainda é tão incompreendida como início e essência da educação básica, e como os profissionais da área ainda estão num processo de autovalorização e composição de um cenário educativo mais consciente e promissor.
Abstract: This monograph aims to investigate the role of early childhood education in the context of public policies of education aiming to understand how early childhood education is included in educational policies. Just as education, childhood can not be understood outside of a socio-economic and political context. Similarly, when we speak about a child we also considerate the time, place and social structure in which it operates. We discuss about the early childhood education in the context of public policies of education. The intention choosing this theme is to make an analyze on the children's education, their historical development and the situation in the PNE 2014-2024, having as a limit 2015. Such as the public policy education, the approach is contextual and restricted. When we look at the composition of the Brazilian educational history, together with the poor management of financial resources and a bureaucratic context in which education is placed, we seek to understand how early childhood education was and still is as misunderstood as the beginning and essence of basic education, and how professionals are still in a process of self-worth and composition of a more conscious and promising educational setting.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
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