Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19189
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_StephannySilvaDosSantos_tcc.pdf1,15 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O processo criativo nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Santos, Stephanny Silva dos
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Ensino fundamental
Criatividade (Educação)
Práticas pedagógicas
Data de apresentação: 16-Jun-2016
Data de publicação: 29-Jan-2018
Referência: SANTOS, Stephanny Silva dos. O processo criativo nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A presente pesquisa aborda a prática pedagógica de uma escola, a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no âmbito do desenvolvimento da criatividade durante o processo de ensino/aprendizagem. Estas práticas vêm utilizando estratégias que limitam o processo criativo das crianças. As atividades propostas em muitos casos têm como base a reprodução e repetição, além do mais, não exploram as preferências e histórias individuais dos alunos. O que provocava falta de interesse em aprender da parte dos mesmos. Este estudo busca responder os seguintes questionamentos: 1) Como surgem as ideias? 2) Escola, um obstáculo a criatividade? 3) Como inovar para criar? O objetivo desta pesquisa foi analisar o exercício do processo criativo no 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. Para alcançar o objetivo citado, a pesquisadora realizou, durante seu Estágio Supervisionado obrigatório, em uma instituição de ensino público de Samambaia Sul - DF, um estudo que teve o caráter qualitativo com resultados obtidos através de coleta de dados mediante observações participantes, registros de campo e protocolos colhidos por meio das atividades desenvolvidas pelos alunos. Foi possível concluir deste trabalho, que uma educação que preza por trabalhar o processo criativo torna-se mais atrativa, pois desenvolve a imaginação da criança, a qual ela utiliza na brincadeira para ir a lugares incríveis e ser quem ela deseja. Desse modo tornando-a, autônoma para criar e reinventar-se.
Abstract: The following research approaches the pedagogical practice of a school, starting from the early years of elementary school, in the scope of the development of creativity during the teaching / learning process. These practices have been using strategies that limit the creative process of children. The proposed activities in most cases are based upon the reproduction and repetition, moreover, do not exploit the preferences and individual histories of the students. What had caused the lack of interest in learning the part thereof. This study seeks to answer the following questions: 1) How does the ideas emerge? 2) School, an obstacle to creativity? 3) How innovate to create? The objective of this research was to analyze the practice of the creative process in the 2nd and 3rd years of elementary school. To achieve the goal mentioned, the researcher conducted, during her mandatory supervised internship in a public educational institution in Samambaia Sul - Federal Distrito, Brazil, a qualitative study with results obtained from data collection through participant observations, field records and protocols collected through the activities developed by the students. It was possible to conclude from this work that an education that values for working the creative process becomes more attractive because it develops the child's imagination, which she uses in her plays to go to amazing places and to be who she wishes. Thereby making her autonomous to create and reinvent herself.
Resumén: La presente pesquisa, es acerca de la práctica pedagógica de una escuela, a partir de los dos años iniciales de la enseñanza primaria, en el marco de desarrollo de la creatividad durante el proceso de enseño/aprendizaje. Esas prácticas vienen utilizando estrategias que limitan el proceso creativo de los niños. Las actividades propuestas en muchos casos tienen como base la reproducción y repetición, además, no exploran las preferencias y historias individuales de los alumnos. Lo que motiva la falta de interese en aprender por parte de los mismo. Este estudio busca contestar los siguientes cuestionamientos: 1) ¿Cómo surgen las ideas? 2) ¿Escuela, un obstáculo a la creatividad? 3) ¿Cómo innovar para crear? El objetivo de esta pesquisa fue analizar el ejercicio del proceso creativo en el según y tercer año de la enseñanza primaria. Para alcanzar el objetivo citado, la pesquisidora realizo, durante su pasantía profesional supervisado obligatorio, en una institución de enseño público en Samambaia Sur - DF, un estudio que tuvo carácter cualitativo, con resultados obtenidos a través de la coleta de dados mediante observaciones participantes, registros de campo y dados adquiridos por medio de las actividades desarrolladas por los alumnos. Fue posible concluir de este trabajo, que una educación que valora por trabajar el proceso creativo es más atractiva, pues desarrolla la imaginación de los niños, al cual ella utiliza en los juegos para ir a lugares increíbles y ser quien ella desea. De este modo, la convierte autónoma para crear y recrease.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons