Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19195
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MitikoMagalhaesMotoshima_tcc.pdf1,29 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Crenças e ações dos alunos formandos sobre a disciplina Estágio Supervisionado em Língua Japonesa 2 e a expectativa futura profissional
Autor(es): Motoshima, Mitiko Magalhães
Orientador(es): Mukai, Yûki
Assunto: Estágios supervisionados
Professores - formação
Língua japonesa - estudo e ensino
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 30-Jan-2018
Referência: MOTOSHIMA, Mitiko Magalhães. Crenças e ações dos alunos formandos sobre a disciplina Estágio Supervisionado em Língua Japonesa 2 e a expectativa futura profissional. x, 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A presente pesquisa foi realizada em uma turma de estudantes de língua japonesa que cursam Letras-Japonês e atuam como professores na disciplina Estágio Supervisionado em Japonês 02, em uma universidade pública do Distrito Federal. Os objetivos desta pesquisa foram a identificação das crenças e das ações destes participantes em relação a esta disciplina como professor em formação e suas expectativas futuras profissionais. Para isto, nos baseamos nos seguintes autores que tem pesquisas relacionadas às crenças: Barcelos (2001, 2004, 2006, 2007, 2011), Feijó (2010), Mukai e Conceição (2012), Mukai (2014, 2016), Vieira-Abrahão (2004, 2006) e relacionadas às expectativas: Figueiredo e Sabota (2016) e Santos (2004). Esta pesquisa foi conduzida pelo método qualitativo, apresenta natureza descritiva e interpretativista e é caracterizada como estudo de caso. Primeiro foi aplicado um questionário semiaberto, em seguida, análise do resultado dos questionários, delimitamos nosso grupo focal e passamos a entrevista semiestruturada. Em seguida, foram feitas as observações de aula com notas de campo e as análises documentais para a triangulação dos resultados. Os resultados sugerem que as ações dos participantes (no papel de professor), tais como sua postura em sala de aula e relação com os estudantes são influenciadas por suas crenças de como o professor deve se portar em sala de aula, e também sobre a importância de saber lecionar, além de ter competência linguística para dar aula. Identificamos as expectativas dos participantes e o quanto a disciplina ESJ2 influenciou na perspectiva de se tornar professor de língua japonesa.
Abstract: This research was developed with a group of trainee students preparing to become teachers of Japanese at the Japanese internship course in a public university in Brasilia - DF. The main purpose of this research was to identify the beliefs and the behaves that correlate with their expectations about the future as teachers of Japanese. In addition, in order to reach that goal we started our research with the reading of withers such as Barcelos (2001, 2004, 2006, 2007, 2011), Feijó (2010), Mukai & Conception (2012), Mukai (2014, 2016) -Abraham (2004, 2006). Finnaly Figueiredo & Sabota (2016) and Santos (2004) for researches related to students expectation. This research was conducted through the qualitative method, the data was observed with a descriptive and interpretativist approach, and is considered as a case study. The first part of the data analysis was the application of the semi open questionnaire next we delimited our research group and proceeded to a semi-structured interview. In the end we observed classes for the students for the researched group and started to the data triangulation. The analyzed data suggests the behaves related to their beliefs related to the expectation as a teacher, their relationship with students and the need of learning as a teacher and trough the language. Finally we analyzed their expectations across the course and how this can be related to their expectations about the future.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2017.
Aparece na Coleção:Letras - Japonês



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons