Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19261
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RafaelRodriguesSobreiradeSouza.pdf3,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Comércio e consumo na Cidade Livre (Núcleo Bandeirante - Distrito Federal), face a construção de Brasília
Autor(es): Souza, Rafael Rodrigues Sobreira de
Orientador(es): Costa, Everaldo Batista da
Assunto: Núcleo Bandeirante (DF)
Geografia urbana
Brasília (DF) - história
Data de apresentação: 5-Jul-2016
Data de publicação: 5-Fev-2018
Referência: SOUZA, Rafael Rodrigues Sobreira de. Comércio e consumo na Cidade Livre (Núcleo Bandeirante - Distrito Federal), face a construção de Brasília. 2016. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo preencher, introdutoriamente, uma lacuna documental existente em torno da memória operária da construção de Brasília no que tange a Cidade Livre. Essa cidade, hoje chamada de Núcleo Bandeirante, teve um papel fundamental para que a ideia de construir a nova Capital do Brasil fosse concretizada. Pois, a Cidade Livre foi o centro comercial e recreativo que abasteceu praticamente todos os que estavam envolvidos com a construção de Brasília. Livre de impostos, a Cidade Livre logo se tornou uma centralidade comercial que oferecia os mais variados tipos de serviços e formas comerciais à crescente população que se estabelecia no quadrilátero onde a nova Capital da República estava sendo construída. Em torno desse dinâmico centro abastecedor, que após a inauguração de Brasília deveria ser desativado e demolido, por não estar inserido nos planos urbanísticos da Capital, foram sendo construídas inúmeras ocupações irregulares como alternativa a crise habitacional que até hoje aflige o Distrito Federal. Como a demolição da Cidade Livre era prejudicial para os moradores locais, que já possuíam relações identitárias com o lugar, e para os empresários, que contavam com um cativo mercado consumidor, a solução encontrada pela população local foi a união para resistir as forças e pressões do Estado. Nesse sentido, buscamos resgatar a memória, individual e coletiva, que perpassa a construção, consolidação e a luta pela fixação da Cidade Livre.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2016.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons