Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19269
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_IsabelaNascimentoEwerton_tcc.pdf1,67 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Programa Bolsa Família e participação : percepções sobre o contato entre a gestão federal e os(as) beneficiários(as)
Autor(es): Ewerton, Isabela Nascimento
Orientador(es): Peres, Janaina Lopes Pereira
Assunto: Políticas públicas
Participação social
Ouvidoria
Programa Bolsa Família
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 5-Fev-2018
Referência: EWERTON, Isabela Nascimento. Programa Bolsa Família e participação: percepções sobre o contato entre a gestão federal e os(as) beneficiários(as). 2017. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta pesquisa investigou o tratamento dado às manifestações feitas por beneficiários(as) do Programa Bolsa Família junto à gestão federal, via Ouvidoria Social. A relevância da temática fundamenta-se em uma realidade em que a participação social - sobretudo dos segmentos mais precarizados e marginalizados - se constrói de maneira difusa, incerta e, certamente, complexa. Nesse sentido, entender como essas manifestações são acolhidas e se são ativamente escutadas, constitui o ponto de partida desta pesquisa: o que delas pode ser extraído e efetivamente aproveitado para o aprimoramento da política? Visando compreender se tais manifestações são utilizadas como dispositivos de transformação do Programa e/ou da gestão, foram quantificadas as manifestações registradas entre 2015 a 2017; identificados os caminhos percorridos por elas; entrevistados os servidores responsáveis por seu tratamento; analisado os documentos do PBF e problematizadas as noções de ‘participação social’ e ‘direito’. A partir dos dados coletados e da imersão realizada na Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - Senarc e na Ouvidoria Social, ambas do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), pôde-se interpretar que a partir de fatores como: a falta de alinhamento dos atores internos da Senarc e a dinâmica excessivamente procedimental no tratamento e na compreensão das manifestações indicam que essas demandas e a própria Ouvidoria Social são, ainda, subaproveitadas, no sentido de desvalorização da potencialidade de transformação que carregam.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2017.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons