Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19282
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_BiancadeFreitasViana.pdf1,68 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A masculinidade como habitus incorporado do “menor” em conflito com a lei
Autor(es): Viana, Bianca de Freitas
Orientador(es): Dimitrov, Eduardo
Assunto: Menor infrator
Adolescentes em privação de liberdade
Violência
Masculinidade
Adolescentes infratores
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 6-Fev-2018
Referência: VIANA, Bianca de Freitas. A masculinidade como habitus incorporado do “menor” em conflito com a lei. 2017. 65 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho pretende lançar olhares sobre a construção social da masculinidade em um público específico: adolescentes de 17 anos que estão internados em uma unidade de medida socioeducativa do DF, a UIPSS. Levo em consideração a condição dos adolescentes internados, como seus modos de agir, pensar, sentir, falar, vestir e se expressar para tecer a etnografia a seguir. Busquei relatar aspectos do cotidiano da unidade como professora de Sociologia e trazer as vivências pessoais de cada aluno na sala de aula da escola da unidade, o Núcleo de Ensino. Para tanto a teoria de Bourdieu (1998) acerca da dominação masculina e Connell (1996) sobre a masculinidade hegemônica serão utilizadas como aparato teórico-metodológico. Busco, com esse trabalho, pensar as subjetividades da masculinidade socialmente construída do “menor” e de que forma suas vivências simbolicamente marcadas por violências o levam à vida do crime.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons