Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19284
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LaianeSantanaMenezesdeAraujo.pdf2,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Novo Progresso - PA : exemplo recente de ocupação na Amazônia : resultados e impactos
Autor(es): Araújo, Laiane Santana Menezes de
Orientador(es): Manyari, Waleska Valença
Assunto: Desmatamento
Crescimento demográfico
Amazônia
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 6-Fev-2018
Referência: ARAÚJO, Laiane Santana Menezes de. Novo Progresso - PA: exemplo recente de ocupação na Amazônia: resultados e impactos. 2015. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Diversas mudanças vêm ocorrendo no solo da Amazônia devido as intervenções humanas que vão desde a construção de rodovias e assentamentos desordenados à exploração de minérios e madeira, o que desencadeou um processo de avanço da fronteira agrícola, afetando a biodiversidade e provocando sérios problemas que atingem todas as esferas da sociedade. O objetivo principal deste trabalho é identificar o processo de ocupação e formação territorial no município de Novo Progresso-PA bem como reconhecer os impactos das atividades produtivas instauradas do ponto de vista socioeconômico e ambiental. Para analisar esse contexto, foi realizado um estudo bibliográfico de autores que discutem esse processo de exploração e as questões relacionadas ao desmatamento nesta região e o uso de imagens de satélite que testificam a evolução acelerada do desmatamento ao longo da BR-163, rodovia principal que atravessa o município em dois pontos e que tem sido porta de entrada da exploração e meio de escoamento da produção. Esses procedimentos foram tomados a fim de analisar e comparar os dados apresentados. Resultados deste estudo indicam que as principais causas do desmatamento em Novo Progresso estão associadas ao modelo de exploração econômica agropecuária com base em questões políticas, pois na ausência de uma política que imponha critérios rígidos tanto para ocupação quanto para a exploração da Amazônia, a região fica entregue a invasões de diversos segmentos e exploração e deterioração da sua biodiversidade. As análises dos dados apresentados neste estudo apontam que esse modelo de exploração não é sustentável e que o padrão de ocupação desconhece as características e potencialidades dos ecossistemas florestais amazônicos impondo uma lógica produtiva de curto prazo e degradadora do meio ambiente e dos recursos locais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2015.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons