Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19294
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RaissadeAraújoMagno_tcc.pdf1,25 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Direitos animais na agenda governamental : uma análise sobre a constitucionalidade das Vaquejadas
Autor(es): Magno, Raíssa de Araújo
Orientador(es): Freitas, Christiana Soares de
Assunto: Direitos dos animais
Animais - maus-tratos
Vaquejada
Data de apresentação: Dez-2017
Data de publicação: 7-Fev-2018
Referência: MAGNO, Raíssa de Araújo. Direitos animais na agenda governamental: uma análise sobre a constitucionalidade das Vaquejadas. 2017. x, 106 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Entende-se que a sociedade está cada vez mais empática com relação aos animais não humanos e, por esta razão, seu nível de tolerância com a crueldade cometida contra estes indivíduos tem sido cada vez menor. Como consequência deste processo evolutivo, hábitos, costumes, crenças e práticas têm sido constantemente questionados pelo ser humano, com o objetivo de amenizar suas possíveis formas de exploração de animais não humanos. Este processo tem acontecido de forma intensa e, atualmente, o tema já compõe a Agenda Governamental. Entretanto, diversos atores ainda são contrários à manutenção destes direitos e lutam para impedir o avanço desta pauta. Um dos assuntos mais polêmicos deste segmento é a constitucionalidade das Vaquejadas. Este estudo tem como objetivo identificar e analisar a rede de atores responsáveis pela movimentação política do tema, com base na Teoria do Ator-Rede, proposta por Bruno Latour, e o conceito de Redes Transnacionais de Advocacy. Para este fim, foi realizado um levantamento bibliográfico, documental, bem como entrevistas com 3 pessoas influentes no movimento de libertação animal. Os resultados obtidos por meio da pesquisa demonstraram as divergências de opinião entre os atores identificados (sociedade civil, empresários, Organizações Não Governamentais, ativistas da causa animal, políticos e vaqueiros), possibilitando o apontamento de fragilidades que comprometem a estabilidade e o crescimento das duas redes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2017.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons