Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19295
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_TainaPortoCotrim_tcc.pdf2,66 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Mediação como instrumento de ação pública : estudo de caso sobre a CAMEDIS (DF) e o SUS Mediado (RN)
Autor(es): Cotrim, Tainá Porto
Orientador(es): Cruz, Fernanda Natasha Bravo
Assunto: Direito à saúde
Judicialização da saúde
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Data de apresentação: 11-Dez-2017
Data de publicação: 7-Fev-2018
Referência: COTRIM, Tainá Porto. Mediação como instrumento de ação pública: estudo de caso sobre a CAMEDIS (DF) e o SUS Mediado (RN). 2017. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: É sob a perspectiva de saúde como direito à vida que este trabalho é desenhado e guiado. Estão discutidas a judicialização do SUS e articulações entre o setor sanitário e a defensoria pública para atenuar os impactos dos conflitos que este assunto carrega por meio da mediação sanitária. Observa-se especialmente o programa SUS Mediado, do Rio Grande do Norte (RN), e a Câmara Permanente Distrital de Mediação em Saúde (CAMEDIS), do Distrito Federal (DF). A mediação é caracterizada enquanto instrumento de ação pública, apresentando no estudo de caso das duas instâncias, uma busca pela síntese do que já se produziu de conhecimento sobre o tema e, sobretudo, as especificidades dos arranjos viabilizados no RN e no DF. A mediação sanitária foi analisada como instrumento de Ação Pública pelo alinhamento de características das prerrogativas estabelecidas pelos documentos, resoluções, recomendações, portarias e leis na composição da mediação para o usuário do SUS e suas contribuições e praxes para a gestão pública.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2017.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons