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Título: Consumo colaborativo e serviços de hospedagem em turismo : uma interpretação do Airbnb na oferta destes serviços
Autor(es): Martins, Juliana Benvindo
Orientador(es): Aldrigue, Natália de Sousa
Assunto: Economia colaborativa
Turismo
Meio de hospedagem
Hotelaria
Data de apresentação: 6-Dez-2017
Data de publicação: 8-Fev-2018
Referência: MARTINS, Juliana Benvindo. Consumo colaborativo e serviços de hospedagem em turismo: uma interpretação do Airbnb na oferta destes serviços. 2017. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho aborda o exercício do Airbnb nos serviços de hospedagem em Turismo no Brasil. Neste sentido, tem como proposta compreender as transformações no cenário turístico decorrentes dessa plataforma e expor um panorama das características que setor adquiriu com as mudanças sociais e tecnológicas. Para realizar este estudo, houve uma revisão teórica composta por temas relacionados à economia colaborativa, além disso, foram realizadas pesquisas bibliográficas, analisando qualitativamente as informações obtidas e, através dos métodos: exploratório, pois levanta informações a respeito do fenômeno em questão; e explicativo, pois analisa e procura mostrar os motivos pelos quais o fenômeno ocorre. O fenômeno em questão, abordado neste trabalho, é o consumo colaborativo, um viés da economia colaborativa, e sua manifestação através de exemplos de plataformas, dando maior foco ao Airbnb, por se tratar de uma empresa que é atuante no mercado hoteleiro. É possível observar que ocorreram diversas mudanças no setor, principalmente com relação às grandes inovações na prestação de serviços e no papel do consumidor na economia.
Abstract: This work addresses the exercise of Airbnb in hosting services in Tourism in Brazil. In this sense, it aims to understand the transformations in the tourism scenario resulting from this platform and to present a panorama of the characteristics that the sector has acquired with the social and technological changes. To carry out this study, there was a theoretical review composed of themes related to the collaborative economy, in addition, bibliographical research was carried out, qualitatively analyzing the information obtained and, through the methods: exploratory, because it raises information about the phenomenon in question; and explanatory, as it analyzes and seeks to show the reasons why the phenomenon occurs. The phenomenon in question, addressed in this work, is collaborative consumption, a collaborative economy bias, and its manifestation through examples of platforms, giving greater focus to Airbnb, because it is a company that is active in the hotel market. It is possible to observe that there have been several changes in the sector, mainly in relation to the great innovations in the provision of services and the role of the consumer in the economy.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2017.
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