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Título: Novas dinâmicas de formação de públicos : o caso dos coletivos urbanos do Distrito Federal
Autor(es): Silva, Carlos Eduardo Alves da
Orientador(es): Boullosa, Rosana de Freitas
Assunto: Grupos sociais
Movimentos sociais
Distrito Federal (DF)
Data de apresentação: 1-Dez-2017
Data de publicação: 8-Fev-2018
Referência: SILVA, Carlos Eduardo Alves da. Novas dinâmicas de formação de públicos: o caso dos coletivos urbanos do Distrito Federal. 2017. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho problematiza as dinâmicas de formação de novos públicos que nascem em contextos das novas mídias sociais e se inserem dentro de conjunto de tematizações que podem ser definidas como urbana, pois voltadas para a cidade. Estes novos públicos se autodenominam como coletivos, eventos, movimentos ou outras nomenclaturas menos usuais e são construídos a partir de interesses comuns e buscam se articular não apenas com o governo, mas também com a sociedade. As tematizações podem ser também entendidas como problemas que se inserem na agenda pública, ainda que em diferentes graus. Para este trabalho, tais problemas foram interpretados à luz dos conceitos de problemas públicos, segundo a literatura proposta por John Dewey. Além disso, mesmo considerando a origem pragmática deste autor, este trabalho também se insere dentro de uma tradição chamada de pós-positivista, apresentada nos trabalhos centrais de Frank Fischer. A confluência destes estudos teóricos, deu-se no campo empírico formado por um conjunto definido de coletivos urbanos em Brasília, cujo principal instrumento de pesquisa foram entrevistas semi-estruturadas com os participantes de Coletivos Urbanos do Distrito Federal. As dinâmicas de formação desses Coletivos no Distrito Federal foram analisadas segundo as seguintes categorias: o “processo de construção; o formato assumido; os dinâmicas de ativação; os processos de comunicação e suas tematizações. Como conclusão, percebeu-se que podemos estar diante de dinâmicas que de fato se apresentam como novidades para os já conhecidos “processos de publicização” (particularmente aqueles que chamamos dos movimentos sociais mais claros). Assim, se de um lado, temos uma diversidade de motivações e de formas adquirida; temos muita proximidade entre os formatos de articulação e mecanismos internos de gestão do grupo (predominantemente menos hierarquizada e centralizada), bem como de permissividade para diferentes graus de continuidade e de intensidade da adesão e, particularmente, da rede de afetos que os caracteriza.
Abstract: This work problematizes the dynamics of the formation of new publics that are born in contexts of the new social media and are inserted within a set of thetizations that can be defined as urban, since they are directed toward the city. These new publics call themselves collectives, events, movements or other less usual nomenclatures and are built from common interests and seek to articulate not only with the government but also with society. The thetizations can also be understood as problems that are inserted in the public agenda, although in different degrees. For this work, such problems were interpreted in the light of the concepts of “public problems”, according to the literature proposed by John Dewey. Moreover, even considering the pragmatic origin of this author, this work also falls within a tradition called post-positivist, presented in the central works of Frank Fischer. The confluence of these theoretical studies took place in the empirical field formed by a definite set of urban collectives in Brasília, whose main research instrument was semi-structured interviews with the participants of Urban Collectives of the Federal District. The dynamics of formation of these Collectives in the Federal District were analyzed according to the following categories: the construction process; the assumed format; the dynamics of activation; the communication processes and their thetizations. As a conclusion, it has been realized that we can be faced with dynamics that actually present themselves as innovations for the already known “processes of publicization” (particularly those that we call the clearest social movements). Thus, if on the one hand, we have a diversity of motivations and forms acquired; we have a lot of closeness between articulation formats and internal group management mechanisms (predominantly less hierarchical and centralized), as well as permissiveness for different degrees of continuity and intensity of adherence, and particularly the network of affections that characterizes them.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2017.
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