Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19384
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_WanessaFerreiraDeSena_tcc.pdf8,87 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMella, José Luiz Villar-
dc.contributor.authorSena, Wanessa Ferreira de-
dc.identifier.citationSENA, Wanessa Ferreira de. Inserção e permanência do negro nas escolas básicas do DF. 2016. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO contexto em que a escola foi criada, nos moldes das instituições totais e transformada em instituição de ensino, colocou sobre ela a responsabilidade e a necessidade de trazer para a sala de aula uma variedade de cultura e uma proposta multicultural, a implementação da lei 10.639 e o reconhecimento do trabalho efetivo da identidade cultural. A cultura e a história negra são trabalhadas somente na semana da consciência negra, como se os negros não fossem participantes reais da construção da nossa sociedade. Este trabalho tem como objetivo abordar, sob a percepção do negro, a influência da estruturação das instituições escolares. No que se expressa e se manifesta também no trabalho das escolas quanto ao conteúdo referente à cultura afro-brasileira, e a África no cotidiano. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, etnográfica e entrevistas semi estruturadas para criar-se um relatório de observação, em três instituições públicas de ensino fundamental do DF, com o objetivo especifico de se traçar uma linha de raciocínio para compreender a falta de identificação histórica das crianças.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBrasil. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003pt_BR
dc.subject.keywordNegrospt_BR
dc.subject.keywordIdentidade racialpt_BR
dc.subject.keywordCultura afro-brasileirapt_BR
dc.titleInserção e permanência do negro nas escolas básicas do DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-02-16T11:25:43Z-
dc.date.available2018-02-16T11:25:43Z-
dc.date.submitted2016-12-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19384-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The context in which the school was created, along the lines of the institutions and transformed into educational institution, placed on the institution the responsibility and the need to bring to the classroom a variety of culture and a multicultural proposal , the implementation of law 10,639 and the recognition of effective cultural identity work . The culture and black history are worked only in “Black Awareness Day”, as if blacks were not real participants of the construction of our society. This study deals with the influence of the structure of school Institutions through the perception of black people. Also the study aims to observe the work in schools on the content of the afro-brazilian culture and daily life in Africa.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons