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Título: Construa a sua história : uma análise de proposta de leitura de livros interativos
Autor(es): Silva, Aline de Freitas e
Orientador(es): Corôa, Maria Luiza Monteiro Sales
Assunto: Atividades lúdicas
Livros interativos
Literatura infanto-juvenil
Leitura
Data de apresentação: 5-Jan-2017
Data de publicação: 16-Fev-2018
Referência: SILVA, Aline de Freitas e. Construa a sua história: uma análise de proposta de leitura de livros interativos. 2017. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A leitura implica a produção e construção de sentidos e, nesse processo, o sujeito se forma como leitor em interação com o texto a partir da sua própria história de leitor e de suas experiências de vida. O livro-jogo é uma manifestação literária voltada ao público infanto-juvenil que expande as narrativas tradicionais ao incorporar jogos, escolhas e interatividade. Desse modo, o tema do presente estudo é o leitor como sujeito ativo na leitura de livros interativos. Pretende-se trazer o conceito de interatividade a qual há a comunicação recíproca entre as partes envolvidas mediadas por alguma interface tecnológica e sua importância na formação do leitor competente. A interface aqui é representada pelo livro-jogo, no qual o leitor participa da história através da realização de escolhas que afetam o curso da narrativa. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, realizada através de livros, artigos acadêmicos, periódicos e informações eletrônicas quanto ao tema escolhido, sendo o estudo complementado por uma análise de leitura e interpretação de três livros-jogos de estruturas distintas. Pode-se concluir que o livro-jogo é uma narração não-linear, porém lúdica e prazerosa, em que o receptor se autoafirma como leitor e protagonista, envolvendo-se interativamente com a obra ao poder escolher os caminhos trilhados pelo herói.
Abstract: Reading implies the production and construction of meanings, and in this process the subject develops as a reader while interacting with the text based on his own history as a reader, and his life experiences. The gamebook is a form of literary manifestation directed to the children and young public that expands traditional narratives when incorporating games, choices and interactivity. Thus, the theme of the present study is the reader as an active subject while reading interactive books. It aims to bring the concept of interactivity to which there is reciprocal communication between the parties, mediated by some technological interface and its importance in the formation of the competent reader. The interface here is represented by the gamebook, in which the reader participates in the story by making choices that affect the course of the narrative. It is a qualitative, bibliographical research carried out with books, academic articles, periodicals and electronic information on the chosen theme, also complementing the study with an analysis of reading and interpretation of three gamebooks with different structures. It can be concluded that the gamebook is a nonlinear narrative, but ludic and pleasant, in which the receiver asserts himself as a reader and protagonist, interacting interactively with the literary work when being able to choose the paths traced by the hero.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2017.
Aparece na Coleção:Letras - Português



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