Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19394
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_IsabelTarrissedaFontoura.pdf204,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O desenvolvimento sustentável e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) : oportunidade para a inserção de empresas brasileiras no mercado global
Autor(es): Fontoura, Isabel Tarrisse da
Orientador(es): Arraes, Virgílio Caixeta
Assunto: Desenvolvimento sustentável
Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil)
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 16-Fev-2018
Referência: FONTOURA, Isabel Tarrisse da. O desenvolvimento sustentável e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil): oportunidade para a inserção de empresas brasileiras no mercado global. 2017. [32] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este artigo discute de que forma a agenda global de desenvolvimento sustentável é aderente e fortalece a estratégia da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em sua missão de alavancar a inserção internacional das empresas brasileiras. Por meio de um resgate histórico da trajetória da agenda de desenvolvimento sustentável, desde a apresentação do conceito como um desafio global em 1987, e da apresentação dos mais de quinze anos do trabalho da Apex-Brasil, foi possível confirmar como várias iniciativas da Agência têm na sustentabilidade do desenvolvimento seu maior ativo. Concluiu-se, ao final, que a agenda de desenvolvimento sustentável está hoje no centro da estratégia de atuação da Apex-Brasil e em plena ascensão, porém ainda em fase de maturação: encontra-se sólida do ponto de vista do discurso, mas ainda organizada em torno de agendas e setores específicos como o agronegócio e as indústrias têxtil e de confecção. Apresenta-se, ao final, recomendações para que a Apex-Brasil avance na implementação de uma agenda em que o compromisso com o desenvolvimento sustentável seja vetor de fortalecimento da competitividade das empresas brasileiras no exterior.
Abstract: This article discusses in which manner the global agenda of sustainable development is linked and leverages the strategy of Brazil’s Trade and Investment Promotion Agency (Apex-Brasil) in its mission to support Brazilian companies’ international presence. By presenting the historical background of the sustainable development agenda, since the concept was first formally introduced as a global challenge in 1987, and by presenting Apex-Brasil’s work in more than fifteen years, it was possible to assure that the sustainability of development is a core asset of a series of the Agency’s initiatives. The conclusion is that the agenda of sustainable development is, today, at the center of Apex-Brasil’s strategy and in a rise, yet it is still maturing: it is solid from a narrative perspective, but still centered around specific agendas and sectors like agribusiness and the textile and apparel industry. This article also includes recommendations aimed at suggesting how Apex-Brasil can advance in the implementation of an agenda in which the commitment to sustainable development will be a pillar of the competitiveness of Brazilian companies abroad.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, XVIII Curso de Especialização em Relações Internacionais, 2017.
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Especialização



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons