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Título: O comportamento dos consumidores em relação ao descarte de produtos hedônicos
Autor(es): Fonseca, Laianne Gonçalves
Orientador(es): Vieira, Diego Mota
Assunto: Produtos hedônicos
Comportamento do consumidor
Data de apresentação: 7-Dez-2017
Data de publicação: 19-Fev-2018
Referência: FONSECA, Laianne Gonçalves. O comportamento dos consumidores em relação ao descarte de produtos hedônicos. 2017. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O comportamento do consumidor é complexo, não apenas no que diz respeito ao seu processo decisório referente à compra, mas também em relação ao descarte de determinados produtos, especialmente aqueles com os quais são desenvolvidos laços emocionais. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor em relação ao descarte de produtos hedônicos, descrevendo quais são os motivos que o levam a querer ou não descartar esses pertences considerados especiais e, as formas como se dispõem deles. A pesquisa tem natureza qualitativa e foi feita por meio de entrevistas em profundidade, observação informal do pesquisador e registros fotográficos. Os dados coletados foram analisados e interpretados por meio da análise de conteúdo. Dessa forma, foi possível visualizar o perfil dos consumidores, bem como os seus sentimentos e lembranças, que direcionam a forma como eles tratam os itens que pretendem descartar. O estudo também mostrou que nem sempre as pessoas estão dispostas e preparadas psicologicamente para se desfazerem dos seus produtos hedônicos. Neste sentido, quando o consumidor ainda não conseguiu esmaecer a sua ligação sentimental com as suas posses, a opção escolhida é guardar o produto. Já quando os indivíduos se mostram mais desprendidos de seus bens, a doação é uma das formas mais adotadas para realizar o descarte, funcionando como uma ação filantrópica em relação aos futuros destinatários e simultaneamente dando continuidade aos seus costumes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
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