Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19419
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LaianneGoncalvesFonseca.pdf1,17 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVieira, Diego Mota-
dc.contributor.authorFonseca, Laianne Gonçalves-
dc.identifier.citationFONSECA, Laianne Gonçalves. O comportamento dos consumidores em relação ao descarte de produtos hedônicos. 2017. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO comportamento do consumidor é complexo, não apenas no que diz respeito ao seu processo decisório referente à compra, mas também em relação ao descarte de determinados produtos, especialmente aqueles com os quais são desenvolvidos laços emocionais. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor em relação ao descarte de produtos hedônicos, descrevendo quais são os motivos que o levam a querer ou não descartar esses pertences considerados especiais e, as formas como se dispõem deles. A pesquisa tem natureza qualitativa e foi feita por meio de entrevistas em profundidade, observação informal do pesquisador e registros fotográficos. Os dados coletados foram analisados e interpretados por meio da análise de conteúdo. Dessa forma, foi possível visualizar o perfil dos consumidores, bem como os seus sentimentos e lembranças, que direcionam a forma como eles tratam os itens que pretendem descartar. O estudo também mostrou que nem sempre as pessoas estão dispostas e preparadas psicologicamente para se desfazerem dos seus produtos hedônicos. Neste sentido, quando o consumidor ainda não conseguiu esmaecer a sua ligação sentimental com as suas posses, a opção escolhida é guardar o produto. Já quando os indivíduos se mostram mais desprendidos de seus bens, a doação é uma das formas mais adotadas para realizar o descarte, funcionando como uma ação filantrópica em relação aos futuros destinatários e simultaneamente dando continuidade aos seus costumes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProdutos hedônicospt_BR
dc.subject.keywordComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleO comportamento dos consumidores em relação ao descarte de produtos hedônicospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-02-19T17:05:10Z-
dc.date.available2018-02-19T17:05:10Z-
dc.date.submitted2017-12-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19419-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons