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Título: O consumo consciente sob diferentes óticas : uma comparação entre as concepções da academia e a percepção de diferentes atores sociais
Autor(es): Coutinho, Natália Fagundes
Orientador(es): Vieira, Diego Mota
Assunto: Consumo consciente
Comportamento do consumidor
Processo de decisão de compra
Data de apresentação: 11-Dez-2017
Data de publicação: 19-Fev-2018
Referência: COUTINHO, Natália Fagundes. O consumo consciente sob diferentes óticas: uma comparação entre as concepções da academia e a percepção de diferentes atores sociais. 2017. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O consumidor consciente tem um enorme poder de transformação a partir de comportamentos de consumo de produtos e serviços e por meio do engajamento social. Quando estas ações se tornam coletivas, são capazes de ampliar ainda mais o impacto causado, caminhando para uma sociedade economicamente próspera, socialmente justa e ambientalmente sustentável. Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar o conceito “consumo consciente” frente às perspectivas da literatura científica de marketing, dos manuais de boas práticas disponibilizados ao público e dos próprios consumidores. O estudo foi realizado inicialmente por meio de análise bibliográfica acerca das definições da academia e documental frente aos materiais educativos publicados por órgãos do governo, organizações não-governamentais e institutos. A partir disto, foi elaborado um roteiro semi-estruturado para entrevista em profundidade junto aos consumidores. Os dados obtidos em todas as fases do estudo foram alvo de análise de conteúdo, na qual pôde-se categorizá-los e triangulá-los. Evidenciou-se que a mistura entre termos semelhantes e complementares na literatura científica de marketing e, consequentemente, nos manuais e cartilhas elaborados ao público impacta na dificuldade de total assimilação do conceito corretamente entre os consumidores, principalmente em relação à sua aplicação no dia a dia e em suas decisões de consumo. Além disso, os participantes da pesquisa demonstraram conhecer o minimamente consumo consciente, porém, não costumam aplicar todas as atitudes possíveis em relação ao tema, além de ressaltarem barreiras financeiras ligadas aos bens ecologicamente e socialmente corretos e a influência do marketing empresarial para compras supérfluas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
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