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Título: Avaliação dos alunos com necessidades educacionais especiais na Educação Infantil
Autor(es): Oliveira, Beatriz de Moura
Orientador(es): Souza, Maria Emília Gonzaga de
Assunto: Aprendizagem - avaliação
Avaliação educacional
Educação de crianças
Inclusão social
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: 14-Dez-2017
Data de publicação: 19-Fev-2018
Referência: OLIVEIRA, Beatriz de Moura. Avaliação dos alunos com necessidades educacionais especiais na Educação Infantil. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente estudo tem por finalidade identificar como acontece a avaliação dos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (ANEEs) na Educação Infantil. Objetiva-se investigar as formas dessa avaliação, se os professores estão preparados para essa tarefa, bem como se os mesmos contam com o suporte da equipe escolar nessa prática. Para tanto, foi aplicado um questionário aberto, respondido por 11 professoras, sendo dez da rede pública de ensino e uma da rede privada, mais entrevista realizada com uma Professora Especialista em ANEEs da SEDF. Para o referencial teórico, foram consultados estudos e pesquisas relacionadas ao tema, de autores tais como Alonso (2013), Rocha (1998) Sant’anna (2010), Santos (2006) e Serra (2006), além de consulta aos documentos oficiais. Os resultados obtidos constataram que a avaliação dos ANEEs utilizada na Educação Infantil é, em grande parte, a formativa e que, quanto mais preparado estiver o professor, mais produtiva será a avaliação. A comunidade escolar se mostrou aliada importante do processo, pois para o professor, o sentimento de ser apoiado é fundamental para o trabalho com os ANEEs.
Abstract: The present study aims to identify how an assessment of Students with Special Educational Needs (ANEEs) in Early Childhood Education takes place. It is intended to investigate how forms of this evaluation, if teachers are prepared for this task, as well as if they contaminate the support of the school team in this practice. For this purpose, an open questionnaire was used, answered by 11 teachers, ten of them from the public school system and a network, plus an interview with a Specialized Teacher in ANEDs of SEDF. (2006), Santos (2006) and Serra (2006), in addition to official official consultations (2006) and Serra (2006), in addition to the official consultations. The results obtained showed that the evaluation of ANSIsipse in Early Childhood Education is largely a formative one and that it is more important for a teacher, the more productive an evaluation will be. The school community is welcome, well to the teacher, the feeling of being supported is key to working with ANEEs.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
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