Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19444
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AmandadeSouzaXavier_tcc.pdf226,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O abismo da desordem humana : “A Legião Estrangeira” de Clarice Lispector
Autor(es): Xavier, Amanda de Souza
Orientador(es): Nakagome, Patrícia Trindade
Assunto: Lispector, Clarice, 1920-1977
Moral
Bem e mal
Análise literária
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 19-Fev-2018
Referência: XAVIER, Amanda de Souza. O abismo da desordem humana: “A Legião Estrangeira” de Clarice Lispector. 2017. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo o conto “A Legião Estrangeira”, de Clarice Lispector, homônimo do livro que integra. O próprio título — metáfora para o obscuro da psique humana — já enuncia o embate entre o Bem e o Mal, a Moral e o Instintivo, a ser protagonizado, principalmente, pela personagem Ofélia e pela narradorapersonagem. Nossa maior pretensão é descortinar qual acreditamos ser o cerne do conto e quais críticas acerca da condição humana Lispector tece ao colocar o amor e a bondade como habilidades, assim afastando-os das características inatas ao Homem. Tendo isso em vista e acreditando na grande influência da cultura e da moral vigentes no contexto dos personagens sobre seus atos e raciocínio, é feita, por fim, uma análise psicológica dos personagens com o intuito de delimitar o que os motivou a se comportarem e pensarem tal qual demonstram no enredo. Para tanto, tivemos como aparato teórico a Linha Psicológica de Carl Jung, considerando sobretudo conceitos como sombra, persona e projeção. Também nos fundamentamos em Olga de Sá — no que diz respeito aos momentos de epifania — e em Yudith Rosenbaum —ao que se refere à temática do Mal.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.19444
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons