Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19460
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RodrigoAugustoRachadel.pdf2,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Acessibilidade web : uma análise sobre suas ferramentas e diretrizes
Autor(es): Rachadel, Rodrigo Augusto
Orientador(es): Gonçalves, Cláudio Corrêa e Castro
Assunto: Acessibilidade digital
Arquitetura da informação
Sites da Web
Data de apresentação: 8-Dez-2017
Data de publicação: 19-Fev-2018
Referência: RACHADEL, Rodrigo Augusto. Acessibilidade web: uma análise sobre suas ferramentas e diretrizes. 2017. [85] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Mesmo com o avanço tecnológico em prol da difusão de informação, ainda existem muitos sites que possuem pouco ou nenhum tipo de acessibilidade web. Para este projeto decidimos fazer um estudo de ferramentas para acessibilidade web, bem como analisar as diretrizes da arquitetura da informação e do web design para uma melhor experiência do usuário, uma vez que o gerenciamento de conteúdo de site é muito importante para uma navegabilidade simples e confortável. Ao longo do trabalho, iremos explanar que a acessibilidade na web precisa ser constituída tanto pelo desenvolvimento de ferramentas, como aumento e diminuição de fonte, quanto pela estruturação de cada elemento do site, seja uma barra de navegação ou um botão. A fim de suprir a carência de sites acessíveis, este trabalho tem como objetivo oferecer mais de uma forma para acessibilizar um site com a finalidade de favorecer qualquer categoria de desenvolvedor web, seja de nível básico, intermediário ou avançado em programação. As ferramentas usadas para cada nível serão respectivamente: um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, um framework e uma biblioteca.
Abstract: Even with a technological breakthrough for the dissemination of information, there are still many websites that have little or no web accessibility. For this project, the author decided to do a study and development of tools for web accessibility as well as analyze the guidelines of information architecture and web design for a better user experience, since site content management is very important for a simple and comfortable navigation. The author will explain that web accessibility needs to be constituted by the development of tools, such as increase and decrease of font, as well as by the structuring of each element of the site, such a navigation bar or a button. In order to fill the lack of accessible websites, this work aims to offer more than one way to make a website accessible in order to favor any category of web developer, whether basic, intermediate or advanced programming. The tools used for each level will be respectively a Content Management System, a framework and a library.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação, 2017.
Aparece na Coleção:Letras - Línguas Estrangeiras Aplicadas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons