Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19486
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LucianaVieiraAlves.pdf754,1 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do nível de evidenciação das práticas ambientais nas empresas de construção civil do DF listadas na BM&FBOVESPA
Autor(es): Alves, Luciana Vieira
Orientador(es): Silva, Rildo e
Assunto: Contabilidade ambiental
Evidenciação contábil
Responsabilidade social
Data de apresentação: 24-Nov-2017
Data de publicação: 22-Fev-2018
Referência: ALVES, Luciana Vieira. Análise do nível de evidenciação das práticas ambientais nas empresas de construção civil do DF listadas na BM&FBOVESPA. 2017. ix, 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O objetivo deste estudo consiste em analisar o nível de evidenciação das práticas ambientais das empresas de construção civil do DF listadas na BM&BOVESPA durante o período de 2014 a 2016. São discutidos os conceitos de contabilidade ambiental, evidenciação ambiental, responsabilidade social e relatórios ambientais voluntários. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo com abordagem quantitativa, feita a partir do uso da técnica de análise de conteúdo dos relatórios. Foram analisados os relatórios da administração, as notas explicativas e os relatórios ambientais voluntários publicados por quatro empresas da construção civil listadas na BM&BOVESPA. Deste modo, conclui-se que: a) a evidenciação ambiental predomina em relatórios voluntários, seguido dos relatórios da administração e notas explicativas; b) a evidenciação dos itens ambientais em sua maioria é descritiva e trata das políticas ambientais das empresas; e c) a evidenciação ambiental se apresenta de forma regular durante os anos analisados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons