Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19488
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AndréMachadoDomingues.pdf671,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Relatórios de auditoria dos Fundos de Pensão : uma análise dos relatórios de auditoria dos Fundos de Pensão brasileiros envolvidos na Operação Greenfield
Autor(es): Domingues, André Machado
Orientador(es): Silveira, Maria Lizete da
Assunto: Auditoria
Fundos de pensão
Data de apresentação: 24-Nov-2017
Data de publicação: 22-Fev-2018
Referência: DOMINGUES, André Machado. Relatórios de auditoria dos Fundos de Pensão : uma análise dos relatórios de auditoria dos Fundos de Pensão brasileiros envolvidos na Operação Greenfield. 2017. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta pesquisa qualitativa e quantitativa analisa os relatórios de auditoria dos Fundos de Pensão, bem como suas demonstrações contábeis, com o objetivo de verificar se os beneficiários estavam sendo avisados sobre os problemas que levaram à deflagração da Operação Greenfield. O método da pesquisa foi realizado através de uma análise de conteúdo, baseada nos relatórios de auditoria e nas demonstrações contábeis dos quatro maiores fundos de pensão brasileiros: Funcef, Petros, Postalis e Previ. Os resultados das análises indicam variações significativas na conta de Equilíbrio Técnico. Ainda como resultado das análises, foi possível verificar que pouco foi informado nos relatórios acerca da Operação Greenfield. Foi constatada ainda que, apesar de todos os problemas relacionados aos investimentos que originaram a Operação, a Previ apresentou opinião sem ressalva em todos os anos, sem relatar nada adverso em suas demonstrações contábeis.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons