Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19489
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_CarolinaMenezesdeMoura.pdf552,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Crise política de 2016 e os relatórios de Administração
Autor(es): Moura, Carolina Menezes de
Orientador(es): Silva, César Augusto Tibúrcio
Assunto: Evidenciação contábil
Crise política
Relatórios de administração
Empresas
Data de apresentação: 28-Nov-2017
Data de publicação: 22-Fev-2018
Referência: MOURA, Carolina Menezes de. Crise política de 2016 e os relatórios de Administração. 2017. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: No ano de 2016, o Brasil apresentou diversas mudanças em seu cenário político, culminando no processo de impeachment da Presidente da República. Para o País, o resultado disso é um aumento das incertezas e perda de credibilidade por parte dos investidores. Nesse sentido, pode-se dizer que essa forte crise política instaurada é uma das principais responsáveis pelo atual desequilíbrio da economia. Dessa forma, o presente estudo buscou identificar se a crise política vivida em 2016 foi citada de forma voluntária nos Relatórios de Administração pelas empresas que compõem o índice IBrX50 e se, em caso de ter sido citada, possui alguma relação com o resultado obtido no período. Inicialmente, foi constatado que apenas 13 companhias fizeram alguma menção ao ambiente político brasileiro. A seguir, realizou-se um teste qui-quadrado, que não apresentou resultados significativos. Então, procedeu-se o modelo de regressão logit, com a utilização de variáveis binárias. O resultado dessa regressão indicou que companhias que apresentaram um resultado líquido ruim, mencionaram a crise política. Todavia, um modelo mais sintético, com menos variáveis mostrou que empresas que obtiveram crescimento de receita também evidenciaram aspectos do cenário político, não havendo, portanto, muitos aspectos que relacionassem o resultado das empresas com a menção ou não a crise política.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons