Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19501
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_HeloízadaCâmaraLinhares.pdf660,52 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do desempenho financeiro de investimentos ESG nos países emergentes e desenvolvidos
Autor(es): Linhares, Heloíza da Câmara
Orientador(es): Fernandes, José Luiz Barros
Assunto: Responsabilidade socioambiental
Modelo de Precificação de Ativos Financeiros (CAPM)
Países em desenvolvimento
Países desenvolvidos
Investimentos sustentáveis
Investimentos
Data de apresentação: 21-Nov-2017
Data de publicação: 22-Fev-2018
Referência: LINHARES, Heloíza da Câmara. Análise do desempenho financeiro de investimentos ESG nos países emergentes e desenvolvidos. 2017. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Os Socially Responsible Investiment são estratégias de investimentos que consideram, juntamente com análises econômico-financeiras, fatores de desempenho ambiental, social e de governança corporativa, denominados investimentos ESG. Face ao crescimento do mercado de investimentos sustentável, da quantidade dos índices das carteiras de investimento na última década e de sua relevância no cenário atual, o presente estudo tem como objetivo verificar se os investimentos em ações de empresas classificadas como ESG apresentam desempenho financeiro superior às demais. Para a realização dos testes empíricos foram utilizadas as metodologias de Alfa de Jensen e o Capital Asset Pricing Method para verificar a relação de risco e retorno das carteiras ESG em relação as demais carteiras nos países desenvolvidos e nos países emergentes selecionados para análise. Os resultados indicaram que os investimentos em empresas ESG apresentam desempenho financeiro no longo prazo superior às demais, tanto para países emergentes quanto para os desenvolvidos, com a exceção dos Estados Unidos da América. No entanto, os valores de retorno ajustados a risco foram estatisticamente significativos apenas para os países emergentes e para o Canadá. O retorno superior nos países emergentes pode ser justificado tanto por uma menor eficiência de mercado quanto pela importância que as empresas ESG representam para economia ao prover de forma consistente necessidades de infraestrutura, saúde, educação entre outros.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons