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Título: Considerações e breve estudo sobre a educação financeira na sociedade brasileira : uma visão dos alunos da graduação da UnB
Autor(es): Timo, Matheus de Oliveira
Orientador(es): França, José Antônio de
Assunto: Educação financeira
Finanças pessoais
Data de apresentação: 21-Nov-2017
Data de publicação: 26-Fev-2018
Referência: TIMO, Matheus de Oliveira. Considerações e breve estudo sobre a educação financeira na sociedade brasileira: uma visão dos alunos da graduação da UnB. 2017. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O objetivo principal desse estudo é levantar a discussão a respeito da necessidade de uma melhor educação financeira desde cedo para a população brasileira. Por meio de pesquisa bibliográfica e amostra quantitativa, entende-se que a sociedade brasileira contemporânea não possui o hábito de “pensar” o manuseio dos seus recursos. E essa situação vem se agravando cada vez mais com o avanço da oferta de produtos e serviços nessa área. A população brasileira, que passou por uma mudança drástica com a estabilização da sua moeda, ainda não “aprendeu” a trabalhar o equilíbrio em suas necessidades de consumo, fundamentalmente visando o seu futuro. Vê-se, inclusive, grande número de pessoas endividadas e com desconhecimento de soluções. Esse projeto contou ainda com análise de dados feita por meio de questionário aplicado para alunos de diversos cursos de graduação da Universidade de Brasília – UnB a respeito do assunto. Dessa maneira, esse trabalho traz um debate a respeito da própria educação financeira, da evolução da economia e das novas formas de consumo da sociedade brasileira e confirma a urgência em se incluir conteúdos de utilização das finanças desde os primeiros anos na escola.
Abstract: The main purpose of this study is to discuss about the necessity of a better financial education starting at early ages for Brazil's population. Bibliographic research and quantitative sample shows that today's brazilian society is not familiarized with "thinking" about how to handle their resources. This situation has been getting worse each passing day with the advances of new products and services for this area. The Brazilian population, which has been through a drastic change with the stabilization of its currency, has not yet "learned" to balance its consumption needs, fundamentally aiming at its future. There is also a large number of people who are in debt and not aware of possible solutions. This project also contains data analysis of a quiz applied to several students from different courses from Universidade de Brasília - UnB about the topic. This way, this paper brings a debate about the financial education itself, the evolution of the economy and the new forms of consumption of the Brazilian society and confirms the urgency to include classes about use of finances from the first years in school.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
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