Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19530
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RodrigoReisLemos.pdf310,05 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da lei de Benford para demonstrativos contábeis dos principais bancos no Brasil no primeiro trimestre de 2017
Autor(es): Lemos, Rodrigo Reis
Orientador(es): Cunha, José Humberto da Cruz
Assunto: Lei de Benford
Instituições financeiras
Bancos
Data de apresentação: 28-Nov-2017
Data de publicação: 26-Fev-2018
Referência: LEMOS, Rodrigo Reis. Análise da lei de Benford para demonstrativos contábeis dos principais bancos no Brasil no primeiro trimestre de 2017. 2017. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Os bancos são instituições financeiras necessárias para o desenvolvimento da economia de um país. Eles são responsáveis pelo sistema de pagamentos para garantir a circulação de moeda, fazem a intermediação financeira recolhendo poupança dos excedentes e disponibilizando aos que necessitam, fazem conversões de câmbio para permitir movimentações com outros países, entre outras funções importantes. Considerada a importância dos bancos na economia, eles estão sujeitos a publicação de seus demonstrativos auditados trimestralmente. O presente trabalho tem como objetivo analisar os demonstrativos contábeis dos principais bancos que atuam no Brasil no primeiro trimestre de 2017 pela ótica da Lei de Benford, afim de auferir se há manipulação dos dados. A Lei de Benford consiste em uma curva estatística onde os dados que não sofreram manipulação humana devem seguir sua distribuição. Será aplicado os testes do primeiro dígito, segundo dígito, primeiro e segundo dígitos teste da soma de acordo com Nigrini (2012) e um algoritmo de seleção dos resultados elaborado por Bugarin e Cunha (2015). A aplicação do método visa melhorar a eficiência da seleção da amostra, onde o seu resultado deve indicar variações relevantes nas séries estatísticas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons