Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19545
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AmandaRodriguesRabello.pdf443,16 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Conselhos Municipais como instrumento de gestão democrática : um estudo dos relatórios do Programa de Fiscalização da Controladoria Geral da União nos municípios da Região Sudeste
Autor(es): Rabello, Amanda Rodrigues
Orientador(es): Silva, Rosane Maria Pio da
Assunto: Controle social
Conselhos municipais
Orçamento público
Data de apresentação: 22-Nov-2017
Data de publicação: 26-Fev-2018
Referência: RABELLO, Amanda Rodrigues. Conselhos Municipais como instrumento de gestão democrática: um estudo dos relatórios do Programa de Fiscalização da Controladoria Geral da União nos municípios da Região Sudeste. 2017. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar os relatórios do Programa de Fiscalização a partir de Sorteios Públicos, realizados pela CGU, a fim de identificar as principais irregularidades que comprometem o desempenho dos Conselhos Municipais quanto aos objetivos institucionais e sociais de sua atuação. O estudo foi idealizado a partir da síntese dos relatórios dos municípios da Região Sudeste do Brasil entre os anos de 2013 a 2015, compreendendo 45 relatórios de fiscalização. Após identificação do material de estudo, procedeu-se o enquadramento das irregularidades em categorias por meio do uso da técnica de análise de conteúdo, além da verificação da representatividade das irregularidades por políticas sociais de educação, saúde e desenvolvimento social e combate à fome. Os resultados revelaram que as irregularidades que representam os maiores entraves para o efetivo desempenho das atribuições dos Conselhos Municipais, enquadram-se nas categorias de não acompanhamento da execução dos programas e aplicação dos recursos, ingerência nas atividades de responsabilidade do Conselho e ausência de capacitação para membros dos Conselhos. Além disso, a análise da consolidação das irregularidades por representatividade quanto aos aspectos governamentais, demonstra que as constatações evidenciadas apresentam maior frequência na área da saúde, seguida pela educação e por fim desenvolvimento social e combate à fome. Em síntese, é necessário o ajuste às incorreções apresentadas para que haja implementação de efetivas políticas públicas, bem como fortalecimento do controle social.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons