Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19593
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AnaDarcJesusPereira.pdf936,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A inserção da mulher no cenário do turismo rural : um levantamento na região de Planaltina-DF
Autor(es): Pereira, Ana D'arc Jesus
Orientador(es): Duarte, Donária Coelho
Assunto: Mulheres do campo
Turismo rural
Data de apresentação: 30-Nov-2017
Data de publicação: 7-Mar-2018
Referência: PEREIRA, Ana D'arc Jesus. A inserção da mulher no cenário do turismo rural: um levantamento na região de Planaltina-DF. 2017. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Agronegócios)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.
Resumo: Diante das transformações ocorridas nos últimos anos devido a modernidade e a globalização o presente estudo tem por objetivo verificar a realidade de mulheres envolvidas no atual cenário rural da região de Planaltina-DF. O turismo rural enquanto submodalidade do Turismo no Espaço Rural (TER), surge como segmento alternativo do campo e integra a gama de atividades não agrícolas que passaram a ser desenvolvidas no campo nos últimos anos como estratégia de manutenção e sobrevivência dos adeptos ao setor. Simultânea à essas mudanças funcionais do espaço rural, observa-se, também, novas formas de organização da vida familiar, no qual a proximidade entre as tarefas realizadas no ambiente doméstico com a atividade turística no meio rural permite a reestruturação das funções e da divisão de trabalho entre gêneros. Dessa forma, o estudo realizado acerca do turismo rural desenvolvido no Circuito Rajadinha, projeto criado em 2014 na região de Planaltina-DF, verifica a atuação da mão de obra feminina no ambiente agrícola, ao qual investigou-se as dez propriedades que compõem o circuito, analisando as realidades de mulheres que atuam diretamente no desenvolvimento do turismo rural. Assim, oito propriedades foram visitadas, no qual aplicou-se um roteiro de entrevista, sendo a primeira parte direcionada aos proprietários, visando caracterizar as chácaras e suas percepções acerca da forca de trabalho das mulheres, e a segunda parte, direcionada às mulheres que ali atuam, com o propósito de verificar e entender o histórico e a realidade dessas. Constatou-se, então, que o turismo rural promovido no Circuito Rajadinha estabelece uma relação positiva entre mulheres e homens envolvidos. Observa-se, também, que no circuito a mão de obra feminina não é vista apenas como ajuda, mas sim como elemento essencial para a manutenção do turismo rural nas propriedades que integram o circuito, assumindo o papel principal desse novo cenário rural.
Resumén: Ante las transformaciones ocurridas en los últimos años debido a la modernidad y la globalización el presente estudio tiene por objetivo verificar la realidad de mujeres involucradas en el actual escenario rural de la región de Planaltina-DF. El turismo rural como submodalidad del Turismo en el Espacio Rural (TER), surge como segmento alternativo del campo e integra la gama de actividades no agrícolas que pasaron a ser desarrolladas en el campo en los últimos años como estrategia de mantenimiento y supervivencia de los adeptos al sector. Simultánea a estos cambios funcionales del espacio rural, se observa también nuevas formas de organización de la vida familiar, en el cual la proximidad entre las tareas realizadas en el ambiente doméstico con la actividad turística en el medio rural permite la reestructuración de las funciones y de la división de trabajo entre géneros. De esta forma, el estudio realizado sobre el turismo rural desarrollado en el Circuito Rajadinha, proyecto creado en 2014 en la región de Planaltina-DF, verifica la actuación de la mano de obra femenina en el ambiente agrícola, al cual se investigó las diez propiedades que componen el circuito, analizando las realidades de mujeres que actúan directamente en el desarrollo del turismo rural. Así, ocho propiedades fueron visitadas, en el cual se aplicó un guión de entrevista, siendo la primera parte dirigida a los propietarios, visando caracterizar las chacras y sus percepciones acerca de la horca de trabajo de las mujeres, y la segunda parte, dirigida a las mujeres que allí actúan, con el propósito de verificar y entender el histórico y la realidad de esas. Se constató, entonces, que el turismo rural promovido en el Circuito Rajadinha establece una relación positiva entre mujeres y hombres involucrados. Se observa, también, que en el circuito la mano de obra femenina no es vista sólo como ayuda, sino como elemento esencial para el mantenimiento del turismo rural en las propiedades que integran el circuito, asumiendo el papel principal de ese nuevo escenario rural.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2017.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons